Receba as notícias:

Investigadores do Minho premiados no Brasil

2014-08-01
Manuel Rocha Armada e Ricardo Sousa, professores da Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho, foram galardoados no 14º Encontro Brasileiro de Finanças, que reúne os melhores especialistas do mundo. O prémio “ANBIMA de Mercados de Capitais – Artigos Científicos” foi entregue em Recife, no Brasil.

Rocha Armada
Rocha Armada
O trabalho premiado – intitulado “Recursive preferences, consumption smoothing and risk premium” – concluiu, com base em dados trimestrais de 16 países da OCDE, que o crescimento do consumo, o rácio consumo-riqueza e a variação neste rácio são factores que explicam uma fracção importante da rendibilidade real das acções.

Precisa-se de ideias que promovam a literacia financeira

Candidaturas decorrem até 29 de Março

2013-01-11
Iniciativa pretende promover educação, formação e investigação nestes domínios
Iniciativa pretende promover educação, formação e investigação nestes domínios
A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) está realizar o primeiro «Concurso de Ideias para Promoção da Literacia Financeira» em ambiente académico. As candidaturas já estão abertas, decorrem até 29 de Março e os vencedores têm ainda direito a um prémio pecuniário de mil euros.

Os interessados poderão escolher uma das seguintes categorias: «Conteúdos Audiovisuais de Promoção da Literacia Financeira», candidaturas que promovam em particular a produção de conteúdos de educação financeira, de natureza não comercial, dirigidos a públicos-alvo que integrem a comunidade académica portuguesa, devendo daí resultar conteúdos para plataformas móveis e Internet; «Outros Conteúdos de Promoção da Literacia Financeira», para a promoção do desenvolvimento de um programa/projecto integrado de promoção da literacia financeira, a título individual ou em parceria com outras entidades, que se afigure educacional e inovador e com manifesta capacidade de intervenção na sociedade e nas populações locais.

Investigadores portugueses criam modelo computacional
que poderá evitar falências bancárias

Modelo é baseado num sistema físico de partículas que representa a forma como os bancos são atraídos uns pelos outros

2012-08-21
Fluxo de energia bancária.
Fluxo de energia bancária.
“Impor valores mínimos de capital aos bancos seria tentar solucionar um enorme e complexo puzzle que poderá levar a um problema ainda maior”
, segundo Pedro Lind, físico teórico da Universidade de Lisboa. Pedro Lind e o seu colega João da Cruz criaram um modelo computacional cujo objectivo seria conseguir manter a estabilidade bancária, analisando o maior e menor risco de um banco vir a abrir falência e evitar a “cascata” de instituições insolventes. O estudo vem publicado no The European Physical Journal B.

O modelo é baseado num sistema físico de partículas que representa a forma como os bancos são atraídos uns pelos outros para que se efectue esta troca de ‘energia económica’. No entanto, para se perceber como funciona o modelo é importante primeiro entender que “o fluxo de dinheiro através de um banco compreende a entrada de dinheiro através de depósitos (dos depositantes) e juros (dos devedores ou clientes de crédito) e saída de dinheiro através dos empréstimos e dos juros e ocorre entre uma diversidade enorme de bancos e clientes compondo uma rede intrincada de depósitos e empréstimos e respectivos retornos de juro”, explicou Pedro Lind, líder do estudo, ao jornal «Ciência Hoje».

Clubes estão em endividamento exponencial e a perder raízes

Investigador da UMinho defende tecto salarial dos futebolistas

2012-08-08
Economista defende tabelamento universal dos salários
Economista defende tabelamento universal dos salários
Há cada vez mais clubes de futebol numa situação insustentável de endividamento exponencial, conclui um estudo de Paulo Reis Mourão, professor da Universidade do Minho, que saiu na prestigiada revista «Journal of Sports Sciences». No artigo, o economista defende como soluções o tabelamento universal dos salários, a criação de campeonatos por iguais (SAD's e clubes globalizados só em ligas continentais) e um banco de recrutas que coloque os melhores juniores nos clubes modestos.

Paulo Reis Mourão verificou que os clubes profissionais, em geral, têm desde os anos 80 apostado na renovação e expansão da oferta. As despesas subiram a nível de pessoal, investimento, tributação e, sobretudo, juros. “Antes, o clube reflectia a riqueza da região, cujos excedentes sustentavam patrocínios e plantéis caros e competitivos, hoje é diferente”, disse o autor. 

Espanhóis defendem criação de salário mínimo para jovens

Especialistas pretendem seguir modelo de formação alemão

2012-02-02
Jovens poderão combinar formação com prática remunerada.
Jovens poderão combinar formação com prática remunerada.
Uma equipa de especialistas espanhóis, do Círculo Cívico de Opinião, apresentou um relatório com medidas que promovam o emprego juvenil, através da criação de um salário mínimo interprofissional. Rodolfo Gutiérrez, do departamento de Sociologia da Universidade de Oviedo, disse, a um diário espanhol, que considera que a medida poderá a simplificar trâmites administrativos, assim como reduzir prazos e custos, ajudando a fomentar a criação de centros de excelência.

O documento apresenta uma série de medidas que visam a organização e propõe vários instrumentos para reduzir o desemprego entre os jovens espanhóis – que supera os 50 por centro, dos 16 aos 14.

Estudo diz que discussão sobre efeitos de aumentos
de preços é simplista

Investigadores de Stanford dizem que argumentos de hoje diferem de anteriores

2012-01-26
Johan Swinnen é um dos autores.
Johan Swinnen é um dos autores.
Investigadores da Universidade de Stanford (EUA) defendem, num artigo publicado hoje na revista «Science», que a subida dos preços dos alimentos tem efeitos positivos e negativos, mesmo entre os pobres, e pedem um debate menos simplista sobre este fenómeno. Johan Swinnen e Pasquamaria Squicciarini, ambos do Centro de Segurança Alimentar e do Ambiente da Universidade de Stanford, na Califórnia, argumentam que o debate em torno dos efeitos das subidas e descidas dos preços dos alimentos tem sido demasiado simplista levando a medidas que podem ter efeitos nefastos.

"Todas as mudanças [nos preços dos alimentos] causam vencedores e vencidos, não só entre ricos e pobre, mas também entre os pobres. Estas ‘nuances’ estão muitas vezes ausentes do debate público, em prejuízo da execução das políticas", defendem os autores. "Se o objectivo é ajudar aqueles que são prejudicados pelas mudanças nos preços, isto não é desculpa para mensagens simplistas", escrevem.

Nova equipa da FEP compete em Singapura

Conhecimentos adquiridos serão aplicados na resolução de problema empresariais reais

2011-10-03
Tiago Devesa, Isabel Sá, Inês Fontoura e Diogo Guerra
Tiago Devesa, Isabel Sá, Inês Fontoura e Diogo Guerra
Tiago Devesa, Isabel Sá, Inês Fontoura e Diogo Guerra são os alunos que compõem a equipa da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) que irá participar no Asian Business Case Competition (ABCC), que decorrerá na Nanyang Business School, em Singapura, entre hoje e até a próxima sexta-feira. Contrariamente ao que tem vindo a acontecer, a FEP não será, este ano, alvo de selecção numa primeira fase. 

Estudo sugere que alterações de volatilidade de longo prazo estão associadas às grandes recessões económicas

Trabalho da UMinho premiado com o Generali Prize

2011-06-16
A investigadora Cristina Amado.
A investigadora Cristina Amado.
Cristina Amado, investigadora da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, acaba de ganhar o Generali Prize pelo seu trabalho sobre movimentos de longo prazo na volatilidade de uma série de rendibilidades diárias de activos. O galardão foi atribuído ao melhor poster do workshop «Risk & Extreme Values in Insurance and Finance», realizado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O trabalho distinguido intitula-se «Modelling Changes in the Unconditional Variance of Long Stock Return Series» e teve co-autoria de Timo Teräsvirta, da Universidade de Aarhus e do centro de investigação CREATES, na Dinamarca. A metodologia utilizada consistiu na aplicação de um novo modelo não-linear econométrico e de inferência estatística.

Hoje é o dia mais triste da semana

Investigadores britânicos mapeiam a felicidade

2010-10-12
«Mappiness» é o nome da aplicação.
«Mappiness» é o nome da aplicação.
Investigadores da Faculdade de Economia e Ciência Política de Londres descobriram, através de uma aplicação criada pela instituição e disponível para iPhone, que terça-feira é o dia mais triste da semana. O estudo envolveu, durante dois meses, o nível de felicidade de 22 mil britânicos. “Percebemos que segunda-feira guarda uma sensação de final de semana. Na terça, as pessoas já voltaram ao ritmo de trabalho e aguardam ansiosamente por novos dias de descanso”, explica George MacKerron, um dos responsáveis pela investigação.

O 'Mappiness' – nome da aplicação que une as expressões mapa e felicidade – foi lançado em Agosto e envia aos utilizadores registados dois alertas diários para conhecer os níveis de alegria e relaxamento, além do número de pessoas que acompanham o indivíduo em análise. Outro dos recurso utilizado é a geo-localização, que permite conhecer a posição exacta dos utilizadores. Com essa funcionalidade foi possível constatar, por exemplo, que grande parte das pessoas que participaram no estudo não se sente feliz com a vida na cidade de Londres.

Professor do ISCTE distinguido por estudo sobre multinacionais

Mohamed Azzim recebe prémio Emerald por artigo que compara empresas a impérios

2010-07-26
Mohamed Azzim é professor no ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa)
Mohamed Azzim é professor no ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa)
Impérios e multinacionais desenvolvem-se de forma semelhante e apoiam-se fortemente na superioridade dos seus conhecimentos. Este foi o ponto de partida da investigação de Mohamed Azzim, que mereceu um prémio Emerald, atribuído aos artigos mais influentes em economia e gestão.

O trabalho do professor do ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa), desenvolvido na Universidade de Harvard em parceria com Mark Casson e Peter Buckley, compara os impérios com as empresas multinacionais que exploram os seus conhecimentos para obter vantagens e apropriar-se de territórios ocupados por terceiros.

Porque preferem uns correr riscos e outros comprar seguros?

A resposta está nos genes, dizem os cientistas

2010-01-11
Richard Ebstein coordena o estudo
Richard Ebstein coordena o estudo
Enquanto algumas pessoas preferem correr riscos outras optam pelo contrário e pagar seguros, por exemplo. Uma equipa de economistas e geneticistas moleculares da Universidade Hebraica de Jerusalém e duas instituições asiáticas dizem que a explicação está nos genes.

Alunos de Economia da UP na fase final da «Asian Business Case Competition»

FEP concorreu com duas equipas mas só uma pode ir às finais em Singapura

2009-09-21
Uma das duas equipas da Faculdade de Economia da Universidade do Porto foi seleccionada para o «Asian Business Case Competition» (ABCC), que decorrerá na Nanyang Business School, em Singapura, de 18 a 23 de Outubro.

Esta competição tem como objectivo pôr jovens estudantes a encontrar soluções de problemas ligados à área dos negócios.

UTAD recebeu o melhor formador do mundo

«A Arte do Networking» decorreu ontem

2009-11-25
Workshop juntou perto de uma centena de alunos
Workshop juntou perto de uma centena de alunos
Os alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) foram presenteados ontem com o workshop “A Arte do Networking”, ministrado pelo português Filipe Carrera, que foi considerado em 2008 o melhor formador do mundo.

A iniciativa, com organização do Portal Universia, em colaboração com a Escola de Ciências e Tecnologia e da Associação Académica da UTAD, juntou perto de uma centena de participantes, quando as inscrições estavam abertas para apenas 70 alunos.

Concurso na FEP descobre novos talentos

Projecto vencedor concluiu relação entre empreendorismo e associativismo

2009-07-10
Por Liliana Leandro
Os  ‘Alba Dilúculo’ foram os vencedores
Os ‘Alba Dilúculo’ foram os vencedores
Grupos de alunos do primeiro ciclo das licenciaturas em Economia e Gestão apresentaram hoje trabalhos de investigação integrados no terceiro concurso da associação de estudantes e da Faculdade de Economia do Porto (AEFEP/FEP) dedicado ao tema ‘Applied Research in Economics and Management’. O grupo vencedor, de pseudónimo ‘Alba Dilúculo’, concluiu no seu estudo sobre empreendorismo social que o associativismo fomenta uma actividade empreendedora nos seus dirigentes.

«Famosos» disponíveis para campanhas de promoção de saúde pública

Campanhas sobre a infecção VIH/SIDA e o cancro registam mais envolvimento

2009-07-10
Figo participou em campanhas idênticas às citadas
Figo participou em campanhas idênticas às citadas
Uma investigação desenvolvida na Faculdade de Economia da Universidade do Porto no âmbito de uma dissertação do curso de Mestrado em Marketing por Beatriz Casais, colaboradora da Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida, do Ministério da Saúde, indica que os “famosos” portugueses são motivados para participar em campanhas de marketing social de promoção da saúde está, entre outros motivos, relacionada com a gravidade da doença.

A infecção VIH é um dos temas para os quais as «celebridades» estão mais sensíveis, revela o estudo “Inibições e Implicações Associadas à Participação de Figuras Públicas em Programas de Marketing Social de Prevenção do VIH: Um Estudo Exploratório”.

Elisa Ferreira fala sobre estratégia europeia de combate à crise na Universidade Católica

2009-05-12
Elisa Ferreira fala da crise na Universidade Católica
Elisa Ferreira fala da crise na Universidade Católica
A candidata à Câmara Municipal do Porto e eurodeputada, Elisa Ferreira, vai à Universidade Católica Portuguesa falar sobre a estratégia adoptada pelo Parlamento Europeu no combate à crise económica e financeira. O seminário “O Relatório Ferreira: Principais Vectores do Relançamento Económico Europeu” vai decorrer dia 14 de Maio, às 18h30, no Auditório Ilídio Pinho da Faculdade de Economia e Gestão (FEG) da Católica, localizada no Campus Foz.

EMPREEND C quer testar capacidade empreendedora de empresários, académicos e estudantes

2009-05-11
Departamento de Engenharia Química da Universidade de Coimbra
Departamento de Engenharia Química da Universidade de Coimbra
A capacidade empreendedora de empresários, académicos e estudantes vai ser colocada em prova na EMPREEND C, iniciativa promovida pela Universidade de Coimbra, no dia 14 de Maio, pelas 15h00, no Anfiteatro Nobre do Departamento de Engenharia Química. Cada participante terá de analisar seis casos reais que testemunham a capacidade de inovação e empreendedorismo da cidade de Coimbra.

Pequenas cidades devem atrair criativos

Encontro internacional em Óbidos demonstra tendências

2009-01-23
O combate à crise económica em pequenas cidades pode ser feito através da atracção de criativos, capazes de criar produtos inovadores, e com isso trazer ganhos às economias locais, defenderam vários especialistas numa conferência internacional que decorreu em Óbidos, sobre clusters criativos em pequenos centros urbanos.

“As pessoas com talento transformam as suas ideias em produtos e serviços levando à criação de emprego. Estas pessoas, desde cientistas a engenheiros, cada vez mais procuram ambientes de diversidade cultural, lugares para viver e trabalhar e as pequenas cidades podem ser este motor de desenvolvimento”, defendeu Catarina Selada, do Inteli - Centro de inteligência em inovação.

Elvira Pacheco Vieira recebe prémio Universidade de Vigo

Distinguida análise econométrica da Euro-região Galiza-Norte de Portugal

2009-01-06
Elvira Vieira foi galardoada pela sua  Tese de doutoramento
Elvira Vieira foi galardoada pela sua Tese de doutoramento

Elvira Pacheco Vieira, professora do Instituto Português de Administração de Marketing - Porto e investigadora do NEEII (Núcleo de Investigação em. Economia Europeia, Industrial e Internacional) - Universidade do Minho, recebeu um prémio de investigação/2008 da Universidade de Vigo por um estudo sobre o desenvolvimento socio-económico das regiões da Galiza e do Norte de Portugal.

O estudo, que tem como subtítulo "Análise Econométrica da Euro-região Galiza-Norte de Portugal (1995-2002)", foi premiado pela Cátedra da euro-região Galiza-Norte de Portugal por contribuir para o conhecimento dos processos de desenvolvimento sócio-económico na região. Elvira Vieira é licenciada em Relações Internacionais Económicas e Políticas e Mestre em Economia pela Universidade do Minho e Doutorada em Economia Aplicada pela Universidade de Santiago de Compostela, na Galiza, Espanha.

A economia dos sem-abrigo em dez lições

2008-11-18
Por Paulo Vieira de Castro*

Longe de qualquer juízo de grandeza moral, coloquei a mim mesmo uma questão:   o que poderão os gestores aprender com os mais pobres, aqueles que vivem literalmente na rua? Qual a motivação de quem os ajuda, qual é o estado de espírito propício para se dar? Como é que isso poderá inspirar a liderança nas organizações?

* Consultor de empresas, Director do Centro de Estudos Aplicados em Marketing, Instituto Superior de Administração e Gestão-Porto. Aprender noções de economia e gestão foi o objectivo de um trabalho junto dos sem-abrigo, em Junho passado, no Porto. Este tema foi primeriramente publicado na HSM Management (Brasil) e na revista Marketeer (Portugal). O relatório surge agora, em Ciência Hoje, na forma de «Dez lições para uma nova economia»

Barack Obama terá praticamente vitória garantida

Professor da Católica estuda eleições presidenciais norte-americanas

2008-11-03
Obama: provavelmente, o primeiro negro a presidir aos EUA
Obama: provavelmente, o primeiro negro a presidir aos EUA
Se as eleições presidenciais norte-americanas se realizassem hoje, o candidato democrata, Barack Obama, conquistaria 310 votos no Colégio Eleitoral, alcançando a vitória. Este é um dos resultados dos estudos que Carlos Santos, docente da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica do Porto (UCP), vem desenvolvendo ao longo dos últimos três meses. Autor do blog «O Valor das Ideias» que se dedica quase em exclusivo à análise e ao acompanhamento das sondagens e do processo eleitoral, bem como ao desenrolar da campanha, Carlos Santos projecta também a probabilidade de vitória em cada um dos estados e as várias combinações necessárias a cada candidato para assegurar a vitória nacional.

"Biocombustíveis não matam a fome"

Editoriais do

2008-02-26
Triplicação de preços impede combate à fome
Triplicação de preços impede combate à fome
O sucesso do combate à fome nos últimos 15 anos, principalmente entre crianças, pode estar a ser comprometido pela subida do preço dos alimentos, para que contribuem factores com os subsídios atribuídos à produção de biocombustível. O alerta é dado pelos editoriais dos jornais britânicos "Financial Times" e "The Guardian", que comentam a duplicação e até triplicação dos preço de bens essenciais como o trigo, a soja e o milho e o apelo do Programa Alimentar Mundial da ONU e lembram que os resultados são a pobreza para milhões de pessoas e o aumento da desnutrição.

Jogo de Gestão simula mercado empresarial com os melhores alunos de engenharia do país

Challenge to Learn arranca em Março com 151 alunos

2008-02-26
A segunda edição do C2L – Challenge to Learn, o torneio de gestão coordenado pelo Instituto Superior Técnico, aberto a alunos de engenharia de universidades portuguesas, vai decorrer entre 1 de Março e 5 de Abril, com a participação de 31 equipas de seis escolas. No total 151 alunos vão simular decisões estratégicas na liderança empresarial, compreender as interacções ao nível interno de uma empresa, analisar resultados obtidos e lidar com a concorrência e com a situação económica do mercado. O objectivo, diz a organização, é mobilizar os potenciais gestores de topo de Portugal.

Apresentação de curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica tem lugar amanhã

É promovida pelas Universidades de Coimbra, Aveiro e Beira Interior e CEC/CCIC

2007-01-31
 A sessão pública de apresentação do curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica, um projecto promovido pelas Universidades de Coimbra, Aveiro e Beira Interior em parceria com o CEC/CCIC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro trerá lugara amanhã, 1 Fevereiro, a partir das 11H00, na sede do Conselho Empresarial do Centro,

Morreu Milton Friedman

Era a alma da «escola» de Chicago

2006-11-16
Milton Friedman
Milton Friedman
O economista norte-americano Milton Friedman, Prémio Nobel da Economia e um dos "pais" da teoria liberal moderna, morreu hoje em São Francisco, Estados Unidos, aos 94 anos, anunciou o centro de investigação Cato Institute. Friedman era considerado o nome principal da Escola de Chicago, grupo informal de economistas liberais saído do departamento de Economia da Universidade de Chicago.

20 anos de Integração Europeia revistos por alguns dos principais intervenientes

Conferência no ICS

2006-10-30
Nicolau Andresen Leitão é o organizador da conferência
Nicolau Andresen Leitão é o organizador da conferência
“20 de Integração Europeia (1986-2006) – O Testemunho Português”, é o tema da conferência que vai ter lugar no próximo dia 6 de Novembro, com início às 09h30, no Auditório do Instituto de Ciências Sociais (ICS), em Lisboa, que contará com a participação dos mais destacados especialistas nacionais e alguns dos principais intervenientes directos no processo de integração europeia, casos, por exemplo, dos ex-ministros José Medeiros Ferreira, Ernâni Lopes, Jorge Braga de Macedo ou Guilherme d’Oliveira Martins, bem como do ex-comissário europeu António Vitorino

Évora é a mais competitiva das capitais de distrito portuguesas (continente)

Porto ocupa o último lugar

2006-09-30
A cidade de Évora é a mais competitiva das 18 capitais de distrito portuguesas do Continente, à frente de Lisboa, enquanto o Porto ocupa o último lugar da lista, revela um estudo a que a agência Lusa teve hoje acesso. O estudo, elaborado em co-autoria por Paulo Mourão, professor do Departamento de Economia da Universidade do Minho, e o economista Júlio Miguel Barbosa, aplicou às capitais de distrito portuguesas o mesmo método que o Fórum Económico Mundial utiliza para elaborar anualmente o 'ranking' da competitividade mundial.

Sócrates considera que investimento no pólo químico de Estarreja demonstra confiança no país

Cuf, Dow Chemical e Air Liquid prolongam relação empresarial por mais 15 anos

2006-09-29
O primeiro-ministro, José Sócrates, realçou hoje o clima de confiança na economia portuguesa, evidenciado pelo acordo entre três empresas "das mais competitivas do mundo" no sector químico, para aumentarem a sua capacidade de produção em Estarreja. José Sócrates deslocou-se hoje a Estarreja para a assistir à assinatura de um acordo entre a CUF, a Air Liquide e a Dow Chemical, que se propõem fazer um investimento global próximo dos 200 milhões de euros no complexo químico de Estarreja, para aumentar a capacidade de produção.

Actividade económica melhorou ligeiramente em Setembro

2006-09-28
A actividade económica portuguesa melhorou ligeiramente em Setembro, face a Julho, de acordo com o índice de confiança do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) relativo à evolução económica de curto prazo.

Brasil engessado

Opinião

2006-09-14
Por Por Gauss M. Cordeiro *

O PIB (produto interno bruto) é o valor de toda a riqueza (bens e serviços) gerado num país. O valor do PIB brasileiro, em 2005, foi de R$ 1,937 trilião. Medindo o PIB pelo poder de compra de cada país, o Brasil fica colocado em décima posição mundial, à frente de países como Canadá, México e Espanha. O PIB per capita é uma medida do padrão de vida dos cidadãos. O PIB per capita brasileiro medido, também, pelo poder de compra, vale cerca de US$ 8050. Estamos na 70ª posição mundial e abaixo da média mundial de US$ 8724, perdendo na América Latina para o Uruguai, Argentina, Chile e México. Estes dados permitem concluir que o Brasil não é um país pobre, mas uma nação de muitos pobres.

* Gauss M. Cordeiro é PhD pela University of London, Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco e investigador no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil.

Pesquisa aponta caminhos para a inclusão digital

Estudo em Campos, Brasil, revela problemas na informatização das micro e pequenas empresas

2006-08-26

Trinta por cento das micro e pequenas empresas da cidade de Campos, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil, não possuem computador. Um estudo realizado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) também dá conta de que, das que possuem este tipo de equipamento, a esmagadora maioria  (mais de 80 por cento) não tem página na web. Para resolver os problemas, o trabalho aponta alguns caminhos para a inclusão digital.

Orientada pela professora Clevi Elena Rapkiewicz, do Laboratório de Engenharia de Produção da UENF, este estudo foi classificado como "o melhor de apresentação oral do Centro de Ciência e Tecnologia", durante a 6ª Mostra de Pós-graduação daquela universidade.

Young Economist Essay Awards 2006 distingue Rosa Branca Esteves, da Universidade do Minho

Prémio atribuído pela European Association For Research in Industrial Economics

2006-08-25
Por Por Patrícia Gonçalves
Rosa Branca Esteves, professora do Departamento de Economia da Universidade do Minho, foi uma das vencedoras do Young Economist Essay Awards 2006, atribuído pela European Association For Research in Industrial Economics. “Para mim, como para todos os investigadores que vêem o seu trabalho de muitos meses reconhecido, este tipo de prémios é essencialmente um grande incentivo à investigação e um sinal de qualidade do trabalho realizado”, reage Rosa Branca Esteves, em declarações ao Ciência Hoje.

Luis Cabral lidera ''ranking'' dos economistas portugueses

Lista foi elaborada por iniciativa da Faculdade de Economia do Porto

2006-05-15
Luis Cabral, do departamento de Economia da Stern School of Business, New York University, lidera o ranking dos economistas portugueses, de acordo com uma tabela publicada por iniciativa da Faculdade de Economia do Porto, abrangendo 919 publicações de autores e instituições portuguesas publicadas entre 1970 e 2005 em 372 jornais internacionais indexados em EconLit database. Ciência Hoje publica a lista dos 25 melhores classificados. A lista completa pode ser consultada em http://www2.eeg.uminho.pt/economia/nipe/cempre+nipe-rank/

Fórum Nacional do Desenvolvimento Sustentável

Realiza-se a 7, 8 e 9 de Março em Lisboa

2006-02-26
O Jornal Água & Ambiente organiza o Fórum Nacional do Desenvolvimento Sustentável – Como gerir os nossos recursos nos dias 7, 8 e 9 de Março no Altis Park Hotel, em Lisboa. O chairman do evento é Francisco Sánchez, presidente do conselho de administração da EDP e presidente do BSCD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável.

Em 1987 nasceu uma nova visão da vida em sociedade com a apresentação do relatório Brundtland. «O nosso futuro comum», nome do documento, passa pelo desenvolvimento sustentável, um processo evolutivo que se traduz no crescimento da economia e na melhoria da qualidade do ambiente e das condições sociais para benefício das gerações presentes e futuras. O conceito institucionaliza-se, em 1992, na Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento e instala uma nova ordem social.

O que leva os consumidores on-line a navegarem na net

Susan Rose, perita em comportamentos consumistas, explica

2006-02-02
Uma nova investigação levada a cabo por uma perita em comportamentos consumistas do Henley Management College identificou os motivos que levam as pessoas à busca on-line. As descobertas revelam que a conveniência, a eficiência de tempo e o controlo pessoal são as razões fundamentais que fazem os consumidores comprar on-line e não os preços. Também mostram que a relação entre as lojas tradicionais e as virtuais precisa de ser mais forte.

Comprar on-line modificou o mercado de retalho e os “navegadores” estão agora à procura dos artigos em saldo. Isto segue-se ao êxito das compras de Natal quando os acessos à Internet subiram em flecha quase 50% nas dez semanas antes do Natal de 2005.

Todas as notícias desta secção:

Investigadores do Minho premiados no Brasil (2014-08-01)
Precisa-se de ideias que promovam a literacia financeira (2013-01-11)
Investigadores portugueses criam modelo computacional
que poderá evitar falências bancárias (2012-08-21)

Clubes estão em endividamento exponencial e a perder raízes (2012-08-08)
Espanhóis defendem criação de salário mínimo para jovens (2012-02-02)
Estudo diz que discussão sobre efeitos de aumentos
de preços é simplista (2012-01-26)

Nova equipa da FEP compete em Singapura (2011-10-03)
Estudo sugere que alterações de volatilidade de longo prazo estão associadas às grandes recessões económicas (2011-06-16)
Hoje é o dia mais triste da semana (2010-10-12)
Professor do ISCTE distinguido por estudo sobre multinacionais (2010-07-26)
Porque preferem uns correr riscos e outros comprar seguros? (2010-01-11)
UTAD recebeu o melhor formador do mundo (2009-11-25)
Alunos de Economia da UP na fase final da «Asian Business Case Competition» (2009-09-21)
Concurso na FEP descobre novos talentos (2009-07-10)
«Famosos» disponíveis para campanhas de promoção de saúde pública (2009-07-10)
Elisa Ferreira fala sobre estratégia europeia de combate à crise na Universidade Católica (2009-05-12)
EMPREEND C quer testar capacidade empreendedora de empresários, académicos e estudantes (2009-05-11)
Pequenas cidades devem atrair criativos (2009-01-23)
Elvira Pacheco Vieira recebe prémio Universidade de Vigo (2009-01-06)
A economia dos sem-abrigo em dez lições (2008-11-18)
Barack Obama terá praticamente vitória garantida (2008-11-03)
"Biocombustíveis não matam a fome" (2008-02-26)
Jogo de Gestão simula mercado empresarial com os melhores alunos de engenharia do país (2008-02-26)
Jaime Reis fala na Suécia sobre o atraso económico da Europa do Sul (2007-05-17)
Apresentação de curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica tem lugar amanhã (2007-01-31)
Morreu Milton Friedman (2006-11-16)
20 anos de Integração Europeia revistos por alguns dos principais intervenientes (2006-10-30)
Évora é a mais competitiva das capitais de distrito portuguesas (continente) (2006-09-30)
Sócrates considera que investimento no pólo químico de Estarreja demonstra confiança no país (2006-09-29)
Actividade económica melhorou ligeiramente em Setembro (2006-09-28)
Brasil engessado (2006-09-14)
Pesquisa aponta caminhos para a inclusão digital (2006-08-26)
Young Economist Essay Awards 2006 distingue Rosa Branca Esteves, da Universidade do Minho (2006-08-25)
Luis Cabral lidera ''ranking'' dos economistas portugueses (2006-05-15)
Fórum Nacional do Desenvolvimento Sustentável (2006-02-26)
O que leva os consumidores on-line a navegarem na net (2006-02-02)
Os consumidores precisam de cenouras e não de paus para fazer escolhas 'verdes' (2005-12-14)
Reforma aos 65 anos controversa também em Inglaterra (2005-11-18)
Economia «sai» a Israel e aos Estados Unidos (2005-10-10)

Últimas notícias

Esperar ou não esperar
- o papel da confiança na tomada de decisões

Implantes dentários «ganham» volume ósseo

Em Portugal um tratamento específico
depende da região onde se mora

Eousdryosaurus, o pequeno dinossauro
que viveu num tempo de gigante

Um em cada quatro já traiu

A Ciência da Gestão de Ciência e Tecnologia
– reflexões de uma despedida

A ansiedade de estar doente no hospital?
O ambiente do quarto pode ajudar!

Prémio António Champalimaud reconhece tratamento
revolucionário de doenças graves da visão

João Rocha é o primeiro português
da European Academy of Sciences

O Porto na Guerra Fria

Nariz electrónico pode detectar
subgrupos de asma nas crianças

Oceanos de Esperança chegou a Boston

Braga quer construir travessas de caminho-de-ferro
com resíduos de plásticos mistos

Comer com sucesso no Mercado do Bom Sucesso

Lars Montelius é o novo director do INL

José Xavier participa no Atlas
sobre vida marinha no Oceano Antárctico

Utilizar Software de Código Aberto
permitiria ao Estado poupar milhões de euros

Trás-os-Montes apresentou no MInho cremes inovadores
que ajudam no tratamento de queimaduras, feridas profundas e psoríase

Sistema reduz de meses para dias o tempo necessário
para os cientistas testarem hipóteses

Empresa tecnológica de Braga serve milhões de pessoas

Investigadores de Coimbra avançam na luta
contra a febre da carraça e tifo epidémico

Uma «estranha» forma de atracção

A tinta que «pinta» a energia da luz solar em energia eléctrica

Amamentar diminui o risco de depressão pós-parto

Portugueses do IMM abrem caminho
a nova terapêutica para leucemia pediátrica

Quando o chichi «dá» luz!

Menos nicotina não quer dizer mais cigarros

Não-me-esqueças, a planta rara redescoberta no Corvo

Da felicidade à dor: entender a função da serotonina

Treinar o cérebro para melhorar a capacidade mulitarefa