Receba as notícias:

Descoberto gene chave da doença de Crohn

Judy Cho assinala mudanças na compreeensão de variações genéticas

2006-10-27
Investigadores norte-americanos e canadianos d escobriram um gene chave da doença de Crohn - uma inflamação abdominal crónica rara em Portugal - que poderá abrir caminho a tratamentos mais eficazes para a combater, indica hoje a revista Science. A descoberta explica um importante mecanismo inflamatório que muda a compreensão das doenças ligadas a variações genéticas, segundo Judy Cho, professora de medicina e genética na Universidade de Yale (Connecticut), e co-autora da investigação.

Enquanto a maioria das variações do gene em causa está fortemente associada à doença de Crohn, uma delas parece conferir uma protecção importante contra a infecção, assinalou. Este avanço permite definir um alvo para o desenvolvimento de novos medicamentos que poderão ajudar a controlar melhor a doença de Crohn ou retocolite hemorrágica.

"Esta doença afecta profundamente a qualidade de vida dos pacientes", explicou Richard Duerr, professor de medicina na Universidade de Pittsburgh (Pensilv ânia). Além disso, acrescentou, "a doença de Crohn afecta muitas vezes membros de uma mesma família em certas comunidades, como os judeus asquenazes (de origem leste-europeia), o que levou a pensar que se trataria de uma disfunção genética".

"Esta descoberta importante faz realçar o potencial oferecido pelo projecto do genoma humano para compreender as causas de doenças complexas e desenvolver tratamentos mais eficazes", sublinha um comunicado do departamento de doenças do sistema digestivo dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos, que financiou este projecto de investigação.

A doença de Crohn pode afectar todo o tubo digestivo, especialmente o íleo , o cólon e a região anal, e ser acompanhada de manifestações extra-intestinais (articulares, cutâneas, oculares...) e até de localizações extra-digestivas.

As principais manifestações clínicas são sobretudo dores abdominais e diarreia que pode durar semanas ou meses, por vezes com complicações graves, como oclusões e perfurações intestinais que requerem intervenção cirúrgica. Considerada rara em Portugal, esta doença afecta mais de um milhão de nort e-americanos.

Rui
2006-10-29
21:25
Ola. Sou Português e infelizmente sofro desta doença há 2 anos. Agora vou ter que ser operado devido a algumas complicações que tenho. Só espero que e medicina continue a investigar para um dia haver soluções para esta doença e outras doenças também.
Ana
2006-11-01
21:09
Olá. Eu tb tenho esta doença. Foi-me diagnosticada em Maio deste ano. Emagreci 12 kgs, tive mtas dores nas articulações, manchas nas pernas(queimaduras) e fiquei mt anémica. Fui internada e descobriu-se o q era. Felizmente não era aquilo q eu e mts pensavam..De qq maneira é uma doença q pode ser dolorosa e não tem cura. Desde q saí do hospital nunca tive uma recaída e agora como de tudo. Fiquei mt feliz c a notícia mas a verdade é q há mt pouca informação. Tornei-me sócia da Ass. Port. De Doentes c Inflamação nos Intestinos mas não tenho acesso a rigorosamente nada de notícias. Nada! Era bom haver um espaço aqui na net onde doentes como eu desta doença pudessemos falar, partilhar experiencias, tentar saber mais coisas sobre a doença, etc... fica aqui a sugestão. Rui boa sorte c a operação. Beijos.
marisa
2006-11-14
22:34
Foi-me diagnosticada a doença em abril deste ano, fiz o tratamento com pentasa, mas infelizmente não resoltou e passei para corticoide com a qual fiz um tratamento curto... hoje continuo com alguns sintomas. espero k a medicina avance mesmo.... melhoras pra todos
Carla Duarte
2007-01-11
14:18
Olá o meu filho tem 8 anos e desde os 7 que é doente de crohn. Os sintomas começaram em Maio e só conseguimos saber o que tinha em Outubro até ai fez outros exames para despiste de outras doenças. As informações são poucas, ja nos inscrevemos na Associação á dois meses mas ainda não obtive qualquer resposta.
m carmo
2007-05-23
21:42
Sou mais uma com doença de cronh, fui operada no dia 29 de abril, entrei no hospital de urgência com dores horriveis no estomago e com vómitos, foi-me diagnosticada uma peritonite, pensava-se que provocada pelo apêndice. Fui para o bloco e quando acordei disseram-me que tinha cronh, fiz uma estenose na zona ileo tiraram 20 cm de intestino. Porem eu nunca tive diarreias pelo contrario sempre tive obstipação cronica e neste momento ela continua. Por agora estou bem... com algumas dificuldades digestivas, mas vamos ver se passa. Uma curiosidade - o meu marido tambem tem Cronh, foi operado à 14 anos e até hoje tem estado bem, porem os casos não são todos iguais. É preciso ir em frente.
Carlos Maia
2007-07-29
16:28
chamo-me Carlos e tenho a doença de crohn à 14 anos,felizmente não tenho tido grandes complicações porque sou muito bem acompanhado no Hospital Santa Maria pela Doutora Lurdes Tavares.A única coisa que eu tenho que fazer é tomar imuran todos os dias.Também como de tudo,só não bebo leite.Melhoras para todos.
Leandro
2007-08-08
22:28
Ola a todos! Sou português tenho 20 anos e sofro da doença de crohn.Foi-me diagnosticada há 5 anos e desde então que tenho colocado algumas barreiras na minha alimentação. Na altura quando apareceu pensei que fosse uma diarreia normal, mas foi-se arrastando alguns meses e decidi ir ao médico ao qual me fizeram exames e me deram essa infeliz noticia. Actualmente convivo normalmente com a doença porque tomo a medicação nencessária ( pentasa e ursoflak, para regular o figado). Mas penso ás vezes porque nao actuei logo na altura em que tive as diarreias constantes. Sei que um dia talvez tenha que ser operado, mas nao penso muito nisso. Espero que um dia os tratamentos possam fazer "milagres". As melhoras a todos...
Leonardo
2007-08-18
12:31
Sou o Leonardo, tenho Cronh há 15 anos e nunca precisei ser operado. Passei por muitas dificuldes com a doenca até encontrar um bom tratamento. Tinha fortes crises de vômitos , cólicas e diarréias.Pensei que poderia estar com uma doenca pior,que não pudesse ao menos tratar.Hoje gracas à Deus levo uma vida normal.Como de tudo.Gostaria de dizer, com toda experiencia que tenho :esta Doenca é tratavél . No meu caso me sinto curado, porém ainda utilizo 01 comp.de Mesalazina/dia.O estado emocional é um fator agravante para os sintomas da doenca,sendo assim tento levar a vida sem deixar que os problemas assumam um tamanho muito maior do que realmente são.Depois de ler alguns relatos tive a certeza de que foi Deus quem me curou."O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará." Melhoras a todos, e que os estudos tragam boas noticias para os que sofrem desta Doenca.
Rodrigo Spinelli
2007-09-29
02:26
Oi, sou o Rodrigo e tenho doença de chron a aproximadamente 07 anos. Faço uso de Mezalazina e nos momentos de crise uso corticóides. Quanto a alimentação nos momentos em que estou bem, como de tudo, menos leite. Gostaria de dizer que não deixem que o Chron seja um monstro em sua vida. Enfrente-o frente a frente, assuma sua real necessidade, a vida torna-se melhor.
nuno
2007-10-14
23:27
Oi pessoal sou o nuno e tenho 30 anos . Tmb tenho o crohn e ja tive mta complicacao por causa disto tive inumeras fistulas nas nadegas e na regiao do anus e pelas quais ja fui submetido a 2 intervencoes cirurgicas aos 19 anos .A cerca de 6 com 24 anos fui operado a apendice de urgencia correu tudo mt bem mas passado 2 anos sentime mal e entao nova cirurgia no corte onde fui operado a apendice no qual tinha um obsesso e tive 2 meses hospitalizado mas fui mt bem assistido pela doutora Pilar medica do hospital sao jose. E entao com exames e mais exames foi diagnosticada a doenca e tive que ser logo operado , curtaram me um pouco do entestino delgado e do colon e deram me logo uma dieta para fazer . Agora hoje conto vos a historia da minha doenca deitado na cama do servico de cirurgia onde amanha vou ser operado mais uma x pela doutora Pilar as minhas fistulas E ISTO PORQUE TALVEZ NAO LEVASSE A DOENCA A SERIO E DURANTE 3 ANOS DESDE QUE FOI DIAGNOSTICADA NAO TER TOMADO A MEDICACAO E TERME "BALDADO" ao solofalk e pronto desejo vos as melhoras a todos e um abraço nuno_corredor@hotmail.com
ivair pinheiro
2007-11-01
21:49
ola sou ivair tenho a 20 anos a doença levo uma vida mormar tenho recaida esta otima foi agora precisei tomar remicade trato nas clinica ola pessoal vamo seguir en frente com esta doença e nao vamos se abater ok um abraço forte a todo vcs ivair_pinheiro@hotmail.com
Bruno
2007-11-15
16:00
Olá! Tenho 33 anos e tenho Cronh à 20. Começou com diarreias, dores abdominais e perca de peso. À mistura apareceu-me também um abcesso perianal que me levou a 2 cirurgias. Infelismente ficou-me uma fistula que me dá algumas chatisses. Nunca fui operado aos intestinos, mas descobri à pouco que tenho uma estenose muito fechada e vou ser operado, se calhar ainda este mês, dependendo dos exames que vou fazer. Se não fôr este mês, no principio do próximo é de certeza. Vão-me cortar o intestino em vários sitios embora talvez só depois de abrir é que terão a certeza... Confesso que estou a morrer de medo do que pode vir por aí...
Paula Santos
2007-11-21
19:44
ola bruno li o seu comentário e não resisti em lhe enviar uma mensagem. Fiz essa operação ha 12 anos mais ou menos, é uma operação um pouco delicada mas o alivio a seguir é muito bom deixamos de ter as dores, colicas, febres, vomitos,perda de peso e todas essas coisas que sabemos bem como é. Desejo tudo de bom vai correr muito bem, só por curiosidade gostava de saber onde vai ser operado.
Ângela Oliveira
2008-02-02
23:31
olá sou a Ângela, tenho 35 anos e foi-me diagnosticada desde os meus 27 anos, tento viver uma vida normal, embora tenha muitos momentos de crises, estou medicada com pentasa e procuro jovens de preferência da minha idade para casar e fazer uma vida normal, já que os normais não compreendem o meu estado de espirito, sou muito divertida, muito simpática até demais por vezes imcompreendida, pessoal, não se esquecam de mim sou livre e vivo com Crohn, mas sou Feliz
Rafael
2008-03-04
17:49
Tenho 22 anos, e fui surpreendido aos 18 anos quando soube que portava a doença de crohn.Fiquei 3 meses ruim e cheguei a perder 20 quilos, como sou de interior de sp demoraram para me dar um diagnóstico certo.Mas graças a deus o Dr.Sender logo me ajudou, e atravez de medicamentos fiu melhorando, nao precisei fazer cirurgia, hoje tomo dois comprimidos de masalazina. Hoje vivo normalmente como de tudo, e ainda por cima sou atleta de natação e fui campeão paulista em 2007.Estou Cursando o 3 ano de Ed. Fisica, e gostaria de fazer um TCC sobre o cronh e o esporte.Se alguem tiver informaçoes sobre o assunto. Obrigado.
leonilda m. franco
2008-03-15
21:47
sou mais uma com a doença de chron,a 19 anos passei por uma cirurgia e foi retirado 1 metro do intestino delgado.ja tomei corticoide e a dois anos venho tomando mezalazina 3 comprimidos ao dia e controlo tambem com dieta alimentar.ja sofri muito com isso,tive depressão e é dificil aceitar que essa doença não a cura.só Deus pode me dar força e me preocupo com meus 2 filhos,espero que não passem por isso.
kárittas
2008-03-31
18:39
Oi sou do interior de São Paulo e estou aqui para dizer que neste momento minha prima esta internada no hospital da cidade com uma fistula no intestino causado pela doença de crohn ela tem 25 anos e só agora descobriram oque é ja faz mais de 6 anos que ela tem a doença mas não tinha sido diagnosticada.Peço orações a todos porque talvez ela tenha que fazer uma cirurgia o nome dela é Micheli Galdino de Araújo. origado a todos.
ana
2008-04-13
13:02
ana, ola meu marido tem doença de crohn e uma doença muito complicada que traz muito sofrimento p o paciente e a familia pois sempre o paciente tem que ficar no hospital. boa sorte p/todos
Synara Lopes
2008-06-01
14:28
Olá!
Meu nome é Synara, tenho 47 anos e a mais ou menos 24 anos foi diagnósticado que tenho Doença de Crohn, durante esse tempo todo tenho ludado muito. Atualmente estou quase para jogar a toalha, estou me sentido sem forças para lutar.
Em 84 tirei 50 cm do íleo terminal e tenho diarréria diárias, mas isso não me incomoda mais. O que realmente me faz sofre é a dilatação abdomianl e a quantidade exagerada de gases produzida quando como qualquer tipo de alimento.
Será que algume poderia me indicar um médico que possa me ajudar?
alexandra oliveira
2008-06-19
15:30
ola sou a alexandra omeu marido tem crohn a 30anos e foi operado em fevereiro de urgência infelizmente as coisas não correram bem e continua internado mas temos que ter força e coragem. Pode ser que a medecina avançe um pouco mais e se faça uma descoberta milagrosa para a doença. muita força e coragem para todos.
Fatima Gonçalves
2008-08-06
17:46
sou a fatima tenho 47 anos e desde os 21 que tenho cronh fui operada 4 vezes mas tenho um anjo no hospital de santa maria tomo todos os dias a medicaçao 4pentasa e 2 imuaran tenho 3 filhos lindos e aquilo que vos posso dizer.tentem ser sempre positivos apesar de ser dificil mas nao nos podemos dar ao luxo de estarmos deprimidos o cronh nao gosta nada
boa sorte para todos e nao baixem os braços vem ai melhores dias com mais descobertas
maria valerio
2008-10-24
22:11
olá a todos sou a Maria tambem tenho a doença há 3 anos tenho frequentemente cólicas e gases faço 3 comp de pentasa por dia mas afecta muito o meu dia a dia.Força para todos.
VITOR MANUEL CORREIA RODRIGUES
2008-11-10
11:58
OLÁ BOM DIA E FELIZ,
SOU O VITOR TENHO 38 ANOS E TENHO O CHRON À 7 ANOS, FOI DETETADO COM A CIRUGIA NA FIQUEI SEM O ELIO E COM MENOS 50CM DE INTESTINO.JÁ TIVE ALGUMAS RECAIDAS E DESDE À TRÊS ANOS QUE FAÇO TRATAMENTO COM INFLIXIMAB(BIOLÓGICOS).MAS O QUE MAIS ME PREOCUPA SÃO AS MINHAS 2 FILHAS POR PODEREM VIR A TER ESTA DOENÇA TÃO DEBILITANTE TANTO FISICAMENTE COMO PSICOLÓGICAMENTE.TANTAS VEZES QUE NÃO SOMOS COMPREENDIDOS NO SEIO DA FAMILIA.MAS É PRECISO LUTAR POIS TEMOS QUE APROVEITAR AO MÁXIMA UM DIA DE CADA VEZ.DEIXO AQUI A TODOS, UMA MENSAGEM DE CARINHO E NUNCA DESISTAM DE LUTAR POIS UM DIA HAVERÁ UMA CURA PARA ESTA DOENÇA.
MUITAS FELICIDADES PARA TODOS.
VIVAM A VIDA, POIS ELA É PARA SER VIVIDA.
Maria José Brito
2008-12-27
15:52
olá sou a Maria e tenho crohn á 34 anos.
Fui operada no dia 2 deste mês,no hospital de Santa Maria,por uma equipa maravilhosa de médicos aos quais chamo"Anjos-da-guarda"são eles DR.João Malaquias,Dr.Helder Matos,Dr.Afonso Ramires e Dr. Rui Branco.
Não tenho palavras para agradecer tanta dedicação,carinho e profissionalismo desta maravilhosa equipa,quero agradecer também á minha excelente médica DrªLurdes Tavares.
Estou a recuperar muito bem!!!E aprendi a viver com o krohn!!!!
As melhoras de todos ,força,calma e pensamento positivo...
SARA RIBEIRO
2008-12-28
15:54
OLA SOU A SARA TENHO 32 ANOS E TENHO CHRON A 8 ANOS,OS PRIMEIROS 4 ANOS FORAM MUITO COMPLICADOS,MUITOS INTERNAMENTOS MUITOS TRATAMEMENTOS E MAIS TEMPO NO HOSPITAL DO QUE EM CASA.
AGORA A QUASE 3 ANOS QUE ESTOU ESTABILIZADA,POR VEZES TENHO COLICAS COMPLICADAS,MAS ESTOU BEM MEDICADA E BEM SEGUIDA POR UM MEDICO ESPECTACULAR DO H.SÃO JOÃO DA GASTRO.FOI GRAÇAS A ELE QUE VIM A SABER A 100% QUE TINHA CHRON.SOU MEDICADA COM IMURAM 2 COMPR.POR DIA PARA JÁ SO FAÇO ISTO.AO PRIMEIRO É MUITO COMPLICADO MAS COM A AJUDA DE FAMOLIARES E AMIGOS TUDO SE CONSEGUE.
FORÇA A TODOS
Jose Tavares
2009-01-08
13:12
Ola eu sou o Jose Tavares
tenho a doença de Chron há cerca de 10 anos,durante esse tempo fiz varios tratamentos incluindo corticoides(aumentei 20 kg)por incrivel que pareça andei 2 anos cheio de dores sem ninguem me dar soluçao,passei por varias especialidades incluindo Oncologia,fiz tratamentos a tudo,até á próstata e tudo sem efeito.tive conhecimento de uma clinica privada em coimbra que me poderia ajudar,e sem duvida,fui operado em Dezembro de2007,tiraram me 50 cm de intestino e estou muito bem,sem medicaçao apenas com dieta rigorosa.Tenho a agradeçer ao Dr Dionisio que tudo fez para me ajudar e em especial á minha esposa pois sem ela eu nao teria superado esta doença.
Erika
2009-01-19
22:37
Olá, sou mais uma portadora desta doença chata, descobri através de uma biópissia feita com material retirado de uma fístula da qual fui operada em set/2009. Desde então, ainda não realizaram exames mais detalhados, com a justificativa de que é preciso cicatrizar bem a cirurgia da fístula. Me orientaram a tomar corticóides (o q não estou gostando nada) e não sabem me dizer até qdo precisarei continuar tomando. Como vcs podem ver, estou totalmente perdida e gostaria que vcs me ajudassem indicando bons profissionais e me dando dicas de quais exames podem serem feitos para acompanhar melhor esta doença. meu e-mail é: erika.carol@ig.com.br
Obrigada e que Deus ajude a todos nós!
Tânia Cardoso
2009-01-22
13:43
Olá chamo-me Tânia tenho 22 anos, descobri que tenho esta doença a dois anos. ja foi submetida a dois internamentos. o mais grave foi o primeiro onde já estava com uma anemia grave e com diarreias constantes de n me conseguir manter de pé, neste internamento tive de começar a tomar cortisona onde engordei/enxei perto de 10 kilos tive a tomar perto de 5 meses até acabar o desmame da cortisona. o processo de voltar ao normal é rá pido se tivermos muita força para isso acontecer. e acima de tudo durante este processo ter força para continuar a trabalhar, que a dias mto dificeis pois quase não conseguimos olhar ao espelho e n nos reconhecermos devido as transformaçoes q sofremos no corpo por causa do tratamento. depois disto voltei a ficar internada só um fim de semana porque comi pipocas, e deixei de comer porque vomitava estava obstruida a passagem dos alimentos. Mas não foi grave continuem na mesma com o tratamento que estava 3 pentasa por dia e 150 miligramas de imuran. O que eu posso deixar é uma mensagem de força e de coragem para passarmos todas as fazes que temos de passar apartir do momento que sabemos que temos está doença, e deixarmos a nossa familia e amigos perceber como funciona a nossa doença para nos ajudar e apoiar isso é muito importante.. muita força a todas e enfrentem a doença com um sorriso, para ser levada com mais coragem.
augusto abel dias da rocha
2009-02-05
15:55
ola,sou o augusto tenho 39anos e tenho crohn a 9 anos.Comecou com apendicite com peritonite ,perfuraçao intestinal,3 operacoes ,cortaram 1,50 m de intestino,3meses com o saco de iliostomia,mais 1 operacao de reconstrucao do mesmo e depois mais 1 operacao por causa de uma ulsera que ganhei ,mais um corte de 20 cm .Tomo 3 gramas de pentasa(6 pastilhas) por dia ,nao faco dieta e estou muito bem. A TODOS eu digo esta doenca e esperta mas nos temos que ser superiores.BOA RECUPERACAO PARA TODOS.
Emanuel Cardoso
2009-02-13
12:01
Olá a todos, chamo-me Emanuel tenho 33 anos e tenho doença de Crhon à 4 anos, durante os primeiros 2 anos passei um mau bocado.
Fui várias vezes internado porque tinha uma estenose acentuada e estava constantemente com crises (diarreias, febre, muitos vómitos). Em Novembro de 2006 fui operado e retiraram-me certa de 1,40 mt de intestino e desde então a minha qualidade de vida melhorou bastante, não tive mais crises e assim deixei de ser um doente assiduo do hospital de São João.
Neste momento a medicação que tomo diáriamente é o Pentasa (6 comprimidos) e o Imuran (2 e meio comprimidos), e não como nem bebo derivados de leite.
FORÇA PARA TODOS e pensar sempre que as coisas irão melhorar
Um Abraço
Antonio joaquim duarte barbosa
2009-03-14
01:01
ola.sou antonio barbosa tenho 38 anos e descobri a doença a cerca se 5 anos.Depois de alguns internamemtos fui operado em abril de 2007 nao correu bem fiquei com iliostemia durante 4 meses.correu mal porque fui operado a tomar cortizona.mas graças a Deus e aos medicos do hospital de gaia tudo se resolveu,hoje tou bem e tomo imuram.ando bem.FORÇA A TODOS SOMOS MAIS FORTES Q A DOENÇA.ABRAÇO AMIGO
Teresa
2009-04-16
19:39
Boa tarde a todos. foi-me diagnosticada a doença de crohn ha 2 anos. estive a ler os vossos comentários e apercebi-me que não tive quase nenhum dos vossos sintomas. Apenas tive muitas diarreias, perda de apetite e perda de peso e fiquei com uma cor de pele um pouco esquisita.
Agora ja estou bem, mas gostaria de saber se alguém conhece um bom médico na região centro a quem eu me pudesse dirigir para ter uma segunda opinião sobre a minha doença.
Agradecia muito que alguém me pudesse indicar alguém. Muita força e ânimo para todos
Márcio André
2009-04-23
21:29
Descobri agora que tenho doença de Crohn. Senti umas dores abdominais durante duas semanas seguidas. Procurei atendimento em um Hospital. O médico examinou e achou que era uma crise de apêndice. Sugeriu a cirurgia imediata. Realizei a cirurgia e para surpresa de todos o apêndice não tinha nada. Identificaram dois tumores no intestino com cerca de 30 cm de distância um do outro. Foi retirado um pedaço do intestino de 98 cm. A biopsia indicou Doença de Crohn. Estou no pós-cirúrgico e a diarréia não pára. O médico disse que o intestino está em adaptação. Acho que tenho esta doença há 15 anos mais ou menos e descobri agora. Sempre tive sangramento, mas tratavam como hemorróidas. Houve uma confusão que quase me matou porque os tumores já haviam perfurado o intestino, mas o próprio tumor tapou o buraco e evitou o pior. Agora espero uma vida normal. Estou tomando MESALAZINA de 08 em 08 horas.
Paulo
2009-05-16
20:30
Olá! sou o Paulo, moro na região de Lisboa, tenho 38 anos e tenho doença de crohn há 8 anos. Tomo Imuran e como poucas fibras. Vou fazer uma cirurgia para retirar a região do ilium. Gostaria de saber, como é a recuperação ao nível das dores alimentação e em quanto tempo o intestino começa a funcionar normalmente. Divirtam-se o mais que puderem!
Roberto
2009-05-17
02:31
Olá, tenho 15 anos e foi-me diagnosticado a Doença de Chron á cerca de 2 meses. É complicado no ínicio e pelo que vejo nos comentários a meio também, mas com alguma força chegamos lá! Boa sorte a todos!
conceição
2009-05-20
15:40
perdi uma filha em 2007 com 21 anos de idade com doença de crohn, estou preocupada se isso der nos outros filhos. isto pode acontecer?
me avisem.
Marina
2009-06-02
17:20
Ola sou a Marina!
Tenho 34 anos e tenho crohn há 4 anos, não digo doença mas simplesmente crohn.. não é tão pesado!
Ja tive varias crises com direito a internamentos mas também ja tive periodos de remissão. Neste momento tou a tentar recuperar de uma recidiva, ja fiz varios tratamentos e agora tou a experimentar o topo deles todos - HUMIRA - tem de resultar, é a última cartada a nivel terapeutico segundo diz o meu excelente Médico. Resumidamente, o crohn decidiu manifestar-se em agosto de 2004 com diarreias constantes, colicas fortes, dores articulares ao nivel dos joelhos, aftas e eritemas nodosas (pequenas manchas vermelhas/negras nas pernas dolorosas) e perda de peso repentina, fui a varios medicos e nenhum diagnostico ate q fui internada de urgencia, com grande anemia, devido à perda constante de sangue pelas fezes e à desidratação, diagnosticaram gastroenterite e deram-me alta ao fim de uns dias..
os sintomas persistiram e cada vez mais fortes, desde setembro fiquei incapacitada para o trabalho, não tinha força para nada, até q comecei com febres altissimas ( 40graus), isto em outubro, fui novamente internada e ai o medico deu um diagnostico provisorio de colite indetermimada, comecei o tratamento com corticoides (lepicortinolo) e imunossipressores (imuran), em Março de 2005, comecei a ficar assintomática e regressei ao trabalho e assim permaneci até outubro de 2006, altura q tenho a primeira recidiva, novamente internamento, paragem alimentar, e medicação intravenosa, recuperei ao fim de tres meses, fiquei muito bem até janeiro de 2008, tudo de novo, internamento, corticoides e antibioticos e paragem alimentar.. ao fim de uns meses tornei-me cortico-dependente e havia q mudar a terapeutica. Ai comecei o infliximab, isto em outubro de 2008, tratamento intravenoso administrado no hospital, a final da 3ª infusão, em março de 2009, deixou de fazer efeito, o medico ainda aumentou a dose, e diminuiu o tempo entre as doses mas ja não fesz efeito nenhum. Altura de mudar novamente a terapeutica, passando para o adalimumab, mais conhecido por HUMIRA, é uma caneca com uma agulha que se injecta na barriga, iniciei em maio a primeira, dia 15, 4 injecções e no dia 29 a segunda, com a administração de 2, mas ate agora ainda não tive grandes resultados, vou começar a fazer semanalmente para ver se responde mais depressa, tenho muita esperança e muita força de vontade e cada dia é uma vitória ganha. Não se pode deistir nunca e temos de viver HOJE ao maximo porque nao sabemos se amanha podemos, por isso amigos muita força e nunca mas nunca percam a esperança de viver com toda a magnitude. Quanto à questão que alguém colocou quanto a um especilista na zona centro, Dr. Julio Leite, medico no hospital da faculdade de medicina de Coimbra, contacto do consultório, 239713065. É um excelente especialista. O meu mail é marina_pint@hotmail.com, qualquer ajuda ou esclarecimento ou mesmo troca de ideias estou à disposição. Uma boa vida para todos
Estela Araujo
2009-06-08
13:05
ola sou a Estela e tambem sou doente de crohn, so descobri em agosto passado, emagreci 14 kilos tinha diarreia, dores abdominais e dores nas articulações, entrava praticamente todos os dias no hospital, diziam que era uma gastroentrite arrastada e levava antibiotico, chegou ao ponto de dizerem que eu tinha era uma hernia no umbigo.
A minha sorte foi ir ao hospital santa maria, e ser vista pelo drº João Carlos Lopes, que desde então têm estado ao meu lado, ja tomei cortisona engordei 20 kilos, mas valeu a pena foi o melhor periodo da minha vida.
Todos os dias luto para ter uma vida melhor, pois tenho um marido maravilhoso e uma filha linda, que me dão força para continuar, tenho dias bons e dias maus, mas todos esses dias sou feliz e nada me atormenta, a melhor cura e viver todos os dias o melhor possivel e ser muito mas muito feliz...
margarida
2009-06-08
19:47
olá, eu sou a margarida, tenho 32 anos e tenho o crohn à 14 anos, fico feliz por ver tanta gente com vontade de vençer esta doença tanto quanto eu!
Vania Vieira
2009-06-12
13:45
ola a todos!
eu tenho 24 anos e tenho a doença de crohn. eu vim pra frança em agosto de 2008 e foi - me diagnosticado crohn a 3 de fevereiro de 2009 e nesse mesmo dia fui operada de urgrncia, entrei no hospital cheia de dores e a vomitar o bilis passei horas de terror pensei mesmo que morria! fui operada nesse mesmo dia porque o meu intestino estava mesmo a perfurar e foi-me retirado 30cm. um pos operatorio tambem muito dificil acordei da cirurgia toda entubada e 10 dias de internamento complicados, apos os 10 dias vim pra casa com hospitalizaçao ao domicilio e durante 3 meses com um saco! o meu intestino foi-me cozido a barriga, foi muito complicado nofinal dos 3 meses foi-me posto o intestino novamente no sitio e retirei o saco agora passado um mes e pouco estou a recuperar nao tomo medicaçao, aminha barriga é que esta toda defurmada cheia de cicatrizes de ser cozida, ms quanto a doença esta tudo bem graças a deus. tive muitas dores e juro k pensei k morria ms estou aqui para k saibam k vale sempre a pena lutar pela vida e minha vida agora é a minha filha de 2 anos e o meu marido k esteve ali o meu lado. força para todos e nos é k temos de vencer a doença nunca s vao a baixo. bjs pra todos e FORCA :):)
Ivy Mendes
2009-06-16
01:44
Olá, meu nome é Ivy, tenho 25 anos e tive a doença de Chron diagnósticada há um ano e três meses, tive alguns internamentos com sintomas parecidos com os citados como diarréia aguda, cólicas, gases e queimor no estômago e esôfago. Desde o ano passado tenho feito o tratamento com Mesalazia e de Abril pra cá quando só a Mesalazina já não estava fazendo efeito comecei a usar Azatioprina tb. Essa doença nos deixa muito desgastados e por vezes até bate o desespero msm. Mas precisamos ter força de vontade e fé em Deus para superar todas as complicações. Abs a todos e força!
Vanda
2009-06-16
11:38
Tenho Crohn à 13 anos; de inicio tive "tudo e mais alguma coisa", (não vou descrever senão nunca mais acabava).
E o que interessa é que temos que aprender a viver com esta doença e a saber respeitá-la.
Eu encaro o Crohn como uma caracteristica, minha diferente.
cleonice marques de oliveira
2009-06-20
01:23
ola meu nome e cleonice tenho 55 anos.tambem tenho doe ança de crhon estava em tratamento,com muitas dores e fisulas em janeiro fiz exames e foi contatada a doença,tomo mesalasina 800mg duas vezes ao dia estou assustada,pois as crises são muito fortes,perdi o emprego e sei que foi pelos atestados que levava, mesmo sabendo que eu estava em tratamento.alguem sabe me dizer se esta doença da aposentadoria,se souberem me responda e o que devo fazer.boa sorte para nos todos e que deus nos ajude,beijos a todos. se alguem quiser falar comigo quero ser sua amiga. cleomarques2009@hotmail.com.br
Thais
2009-06-29
23:40
olá pessoal, tenho 32 anos e crohn há 23. Também já passei por vários momentos ruins, internações, 3 cirurgias, hoje graças a deus estou há 9 anos sem crises. Só tenho que conviver com a diarréia que fiquei devido a retirada de parte do ilio.
Tomo imflameb, imuran e questran ligth para diarréia. Sei que as vezes ficamos revoltados com a doença, pois ela nos causa um desconforto , mais é só aprender a conviver e tentar levar uma vida normal... se alguém quiser trocar ideia meu e mail é thaisbaroni@ig.com.br
Fidelis
2009-07-24
17:47
Estive lendo sobre vossos comentarios, eu sou o pai de um filho que tem doença do crohn,sei que tods estamos desesperados, mas eu tenho lido sobre Urinoterapia, e fiquei impresionado com os testemunhos que vi sobre varias doenças que foram curadas com esta pratica, sugiro que esperimente esta pratica, e depois diga-me os resultados. pois o meu filho rejeita a ideia de fazer a cura assim, uma vez que o Crohn nao tem cura. portantdo nao custa voces tentarem através da urinoterapia,: meu email é : carreirabraziu@hotmail.com , .
marlene
2009-07-26
02:53
olá sou marlene moro em são paulo tenho 44anos sofro de cronh a 15anos ja passei por cirurgia retirei 48cm do intestino tomo mesalazina atioprina foram tantas fases ruins internações me tornei uma pessoa insegura nao saio mais de casa vivo com diarreia me sinto diferente das outras pessoas fora as cicatrizes que ficaram em minha barriga mas desejo mil felicidades aos portadores de cronh porque sofro muito com isso bjs meu e mail é samricoleninha@gmail.com
Rosa Maria Monteiro
2009-07-28
19:31
Eu sou a Rosa, 45 e com a diarreia constante que há 1 ano atrás se manifestou, ando desesperada por um diagnóstico correcto. exames que fiz revelaram uma colite ulcerosa, mas não tenho reagido bem aos tratamentos. Num ano perdi 7kg, mas mantive sempre o apetite, apenas o meu corpo não assimila os alimentos. Alguem que me esclareça melhor sobre a Crohn. Obgda.
Waldemar Cemin
2009-08-06
06:07
Me chama Waldemar, tenho 33 anos e Doença de Chron (DC) há 13 anos. Fui operado em 1997 e desde então tenho uma vida NORMAL! Minha DC atacava o ÍLEO. Hoje tomo somente IMOSEC para controlar as diarréias, mas estas são raras! Após a operação tive uma fístula na barriga, combatida com a administração de IMURAN. Quando tenho CRISES, que são raras, tomo PREDNISONA 5 mg, três comprimidos ao dia. Estou tomando também um suplemento chamado MODULEN IBD, muito CARO NO BRASIL, mas acessível no exterior, como tenho fácil acesso, tenho trazido de fora...Essa doença é difícil, mas sabendo conviver e controlar (ALIMENTAÇÃO, EXERCÍCIO e REPOUSO), a VIDA FICA NORMAL! Abraços e forças a TODOS. Gostaria de AJUDAR A TODOS VOCÊS, é só me escrever! (waldemar.cemin@gmail.com)
núria mártires
2009-08-10
18:15
olá meu nome é nuria tenho 28 anos e tenho cronh. de inicio foi dificil aceitar e por vezes ainda não aceito,chego a cometer certos erros na alimentação,queria ser apenas uma rapariga normal mas enfim . aconteceu me passei muito mal e agora estou no fim de mais uma crise que tive ,enfim temos k ter muita fé só tenho pena de nao haver gente conhecida minha com cronh pra podermos debater certos ssuntos ,por vezes é dificil precisava d alguem k me compreende se.
Clarice
2009-08-20
08:10
Olá...Minha mãe e eu temos Cronh, ela há mais de 9 anos e eu descobri há 6. Ela só foi diagnosticada na cirurgia em que foi retirado 30 cm do intestino, mas até então ela sofreu muito. No início deste ano ela passou por mais uma cirurgia para retirar cerca de 10 cm do intestino que havia se obstruído (estenose). Hoje ela leva uma vida relativamente normal, controla com mesalazina e azatioprina. Eu acabei descobrindo que tinha por que o médico dela me alertou, dizendo que a doença é genética, então fiz vários exames e detectei uma pequena inflamação, mas numca tive nenhum sintoma, apenas tomo mesalazina por prevenção e faço também acompanhamento com uma equipe especializada no Hospital da Puc de Porto Alegre. Hoje em dia levo numa boa, mas já sofri muito, principalmente com a minha mãe. Muita força e luz para todos, pois não é fácil!
alessandro
2009-08-30
02:44
ola . sou de bsb e tenho chron há 10 anos so agora que foi diagnosticado ja sofri muito....queria trocar informaçoes .... fone 85551000 ajudem - me ....ricotagua@hotmail.com....tinha uma vida muito feliz...
firmino
2009-09-06
22:15
eu sou o Firmino tenho 39 anos e tenho cronh há 15 anos queria saber quais os cuidados a ter com a gripe A somos um grupo de risco?
Ana Sofia
2009-09-15
13:28
olaa.Tenho 20 anos e descobri k tbm tenho crohn em Abril deste ano... Mais ou menos em Fevereiro começei com diarreiras dores abdominais e emagreci 10kilos em 2 semanas, kando fui as urgencias a primeira vez dizeram-me k era uma gastroentrite deram me medicaçao, mas como nunca mais passava fui ao hospital, ao centro de saude e diziam me sempre a mesma coisa k era uma gastroentrite e que passava com os medicamnetos k me estavam a dar... Felizmente a minha madrinha é medica e arranjou me uma consulta numa medica de gastro, fizeram me exames e descobriram o k realmente era... Ja tive internada 10 dias no hospital e custou muito... Para ja isto é tudo novo para mim, ainda me estou habituar a doença, e as vezes descuido me um bocado da alimentaçao principalmente nestas ferias. Mas como é uma doença para toda a vida temos k nos habituar a ela e aprender a viver com isso!
Boa sorte para toda a gente :)
Diana
2009-09-16
20:14
Olá a todos, tenho a doença detectada desde 1991, antes disso andei quase 2 anos sem saber o que era....até que fui para o Hospital dos Capuchos onde encontrei alguém que me acompanhará até ao resto dos meus dias, o Crohn e o médico que até hoje me acompanha e ajuda sempre que me dá uma das crises, se bem que atendendo aos vossos depoimentos eu tenha de concluir que sou uma pessoa de sorte pois o meu Crohn até agora tem sido leve, apenas estive internada uma vez e consegui estar 8 anos sem qualquer sintoma de maior, desde que tomando a medicação, uma vez achei que estava curada..parei e o resultado foi voltar depois aos corticoides.
Não sou uma doente disciplinada, abuso na alimentação e sofro depois os excessos que cometo, mas aprendi que desde que tenha cuidado e não abuse de forma continuada posso fazer o meu dia a dia normal, o pior é mesmo não conseguir deixar de fumar que é algo que sei que actua sobre a doença.
michele
2009-09-21
00:50
bom meu marido descobriu a doença ha 2 anos desde então sofremos muito pois tem uma fistula q teima em abrir e fechar agora depois de muito tratar vai tentar com o inflexmab pois a medica diz ser muito bom,não aquento mais tanto sofrimento eramos tão feliz e não sabia agora ele esta desempregado pois qual o padrão vai aguentar tantas faltas,mas confio em deus.q ele abençoe tds nós.força meu amor pois vamos ter a vitória.
paulo
2009-09-25
03:56
Tenho 37 anos, sou de brasilia e sofria muito com diarreias, dores abdominais fortissimas, desde 1997, mas somente em 2003, depois de diversos exames e médicos, descobri que tinha crohn no ileo terminal. Tomo o medicamento mezalasina há 5 anos, e gracas a deus ha muito tempo nao tenho crises graves pois alem de tomar o medicamento direito procuro cuidar da alimentacao. Contatos no meu msn max05bsb@hotmail.com
fernando
2009-09-29
01:28
Tenho a doença ..cron há 2 anos ...nem tenho que fala dessa doença ...Porriso digo estou sofrendo ..com muita dor tenho 18 anos .(e digo doença nao escolhe idade ...a doença acaba se tornando psicologica ..as vese tenho medo de comer alguma coisa ....digo a todos ...nunca deixe de sonhar ........add msn fernando_itamaraty@hotmail.com ......tudo de bom pra voc ..........
ze.costeira@hotmail.com
2009-10-08
16:06
Olá sou José Costeira.
Sou Português vivo em Lisboa. Sofro da doença de Chorn, tenho uma vida normal apenas necessito de ter especila atenção com alimentação, apenas isso.
Deixei de fumar, e não como nada que tenha lactose, vivo normal muito bem graças a deus.
Ah passei a fazer muito amor quanto mais melhor.
As melhoras a todos.
Muita saude é que desejo. Costeira.
Angela F. Maiale
2009-10-20
14:14
Minha mãe sofre com o Crohn a 28 anos.

Mas nos últimos dois anos as febres ficarma mais frequentes e vem com um tremor muito forte. Gostaria de ter mais informações sobre esta fase da doença. Grata, Angela
MARGARETH
2009-10-21
13:56
ola. Tenho 31 anos descobri esta doença em 2000, desde lá ão tem sido mt facil sempre com muitas recaidas varios tratamentos, ate mesmo medicina alternativa e lá tenho andado mas nunca perdendo a esperança de haver melhoras. Agora comecei com um novo tratamento que devem ter ouvido falar no humira e já com a 1ª toma noto melhoras significativas pois conssegui deixar os corticoides logo em 15 dias , o que não acontecia ja desde novembro do ano passado. Esta doença mexe a todos niveis ja engordei 35 kg e tb ja emagraci de repente 25kg o que gera sempre outros problemas mas cá ando mas há doenças mt piores e nos temos de saber viver ou mesmo viver vivendo com as limitaçoes que a doença nos dá . FORÇA E CORAGEM O DIA DE AMANHA SERÁ MELHOR ....
cleomar siqueira
2009-10-21
18:28
Oi gente, meu nome é cleomar siqueira, sou locutor, tenho 24 anos, sou de sapiranga, a 80 km de Porto alegre rs. A 3 anos fui diagnosticado como sendo portador de cronw, desde-lá as dores abdominais são frequentes, como vcs sabem é terrível, queria faser uma cirurgia e retirar parte do intestino, se alguem de vcs fez, por favor me adicione, pra que eu possa saber mais sobre isso. Força gente, o importante é não perder a alegria de viver.... Deus abençõe a todos nós. e-mail locutorradialista@hotmail.com. valeu
Luciana
2009-10-22
15:44
Meu nome é Luciana, sou de Porto Alegre - RS - Brasil, descobrí a doença de Cronh em 2006, passei muito trabalho, emagreci muito, as dores eram horríveis, diarréia sem parar, mas nunca deixei a doença tomar conta, apesar de tudo sempre fui muito alegre e isso me ajudou muito. Hoje uso azatioprina e um tratamento de pesquisa que está me deixando ótima, além da medicação a alegria de viver é o que mais me ajuda, por isso sempre digo "não viva com a doença a doença é que tem que viver com você". Saúde à todos!
Alessandra
2009-10-22
21:00
Ola, meua nome é alessandra e a seis meses venho sofrendo com sintomas que não consigo descobrir o que é. Já perdi 11 kgs, tenho dores abdominais, principalmente apos as refeições , quando consigo comer alguma coisa , e varias crises de diarreia. Lendo os depoimentos vejo que meus sintomas são muito parecidos com a doença de chron. Meu médico ainda esta fazendo investigações , mas espero descobrir logo o que é pois já não tenho forças para continuar minha rotina normalmente.
LUANDA
2009-10-23
03:41
Meu nome é luanda tenho 28 anos e sete de crhon, ja usei varias medicações como sulfazalazina, mesalazina, predinisona, entocort, atualmente faço uso de 125mg de azatioprina diariamente, no entanto ainda sofro muito com os sintomas, mas sinto que minha qualidade de vida melhorou bastante, entre tantas idas e vindas, como todo paciente de cronh sabe.. devemos desviar nossa atenção para coisas que nos façam bem.. e melhor nossa alto estima, pois o quadro psicologico afeta muito o crhon.
Andreia Afonso
2009-11-17
16:48
oi, nao sofro da doenca mas tenho um raro caso na familia, tenho 3 tias (irmãs) que sofrem da doenca e recentemente descobrimos que a filha de uma delas com apenas 12 anos ja sofre da doenca. os medicos nao sabem o que fazer pois nao é muito frequente em portugal. gostavava de as ajudar mas tambem nao sei quase nada sobre a doenca, nem medicamentos. por favor ajudem.me a ajuda-las. enviem-me as vossas experiencias e opinioes sobre a doenca, medicamentos, tratamentos, medicos... tudo o que acharem importante.

obrigado

andreia_afonso13@hotmail.com
rodrigo
2009-11-23
18:24
oi pessoal sou Rodrigo Santana tenho 24 anos,e o cronh a 9 anos eu ja sofri muito ja fiz 3 cirugia,na ultima retirei todo o intestino grosso. estou usando bolsa de colostomia ha 1 ano e estou com fistulas pereanal, ja fiz uma raspagem nas fistulas e meu medico pudiu q aumentace a dosagem do imfleximab de 5mg p/ 10mg por quilos. eu tenho 57 kilos estou tomando 500mg ao todo de 2em 2 meses e100mg de azatioprina e 20mg de corticoid todos os dias mas nao estou tendo melhora nas fistulas se alguem saber o que devo fazer para melhorar estas fistulas pode ser qualquer coisa me adcione. rodrigo.santanagomes@hotmail.com
Mara
2009-11-28
19:50
Olá, me chamo Mara e moro no interior de SP-Brasil. Tenho crohn há 27 anos . Hoje tenho 49anos. Já passei por 5 cirurgias sendo uma retirada de um metro e meio no ílio terminal e as demais no reto. Com relação aos medicamentos atualmente não tomo nada, mas já usei todas as opções conhecidas e comercializadas até hoje e infelizmente não obtive resultados de melhoria com nenhum. Minha última tentativa foi com o Ramicade e tive uma reação absurda sendo que quase faleci. Indicaram-me o Umira mas não poderei tomar por apresentar os mesmos efeitos colaterais do Ramicade. Já que a medicina não conseguiu um novo medicamento, decidi não tomar mais nada e estou assim há um ano. Continuo com todos os sintomas da doença mas pelo menos não tomo medicamentos e não tenho novos efeitos colaterais para agregar ao meu corpo. Gostaria de manter contato com pessoas que queiram conversar sobre o assunto e assim estabelecermos uma amizade ou troca de experiências.
Meu e-mail é : ninha2512@hotmail.com
Agradeço desde já a atenção.
Hugo Albuquerque
2009-11-30
18:22
óla chamo-me Hugo e tambem sofro da doença de crohn á 13 anos. No principio emagreci 24 kilos em pouco mais de um mês, andei a ser enrrolado pela minha medica de familia quase um ano, até que fui a um medico privado (dr. Morna) com os mesmos exames que tinha feito e que supostamente não tinha nada, dito pela minha medica de familia. Mandou-me ser enternado para fazer mais exames e foi ai que realmente ouve a confirmação. sempre fui um pouco baldas no medicamento. por vezes abusava na alimentação e ai tinha crises. À pouco tempo criou-se uma fiscula a ligar á bexiga onde me mudarão os tratamentos de solofalk para imuran onde me senti com dores nas articulações (deixando quase de andar) e depois um que é dado directo a veia de 8 em 8 semanas. Dado que nao ouve melhorias avançou-se para a ideia da cirulogia tirando toda a medicação fiquei á espera da aperação. Desde ai melhorei substancialmente. Visto que melhorei fiquei na duvida se deveria avançar com a operação. regeitando-a de momento. gostaria de saber se alguem já passou pelo mesmo e saber algumas ópiniões. obrigado
mail: albuquerquehugo@hotmail.com
Telmo
2009-12-01
00:31
Boas, sou português tenho 20 anos e infelizmente tenho esta doença à 2 anos. Comecei a ter diarreias frequentes, perdi peso, dores de bariga, inchaço e dores nas articulacões. Perdi completamente a minha rotina, as dores nas articulações eram enormes e tinha dificuldades em fazer movimentos. Tive 5 meses em exames até que me foi diagnosticada a doença. Durante os meses em que tive a fazer exames medicaram-me a cortisona, depois de me ser diagnosticada a doença comecei a tomar salozopirina e actualmento estou a tomar salofalk. Desde então não tive recaidas e como de tudo. Espero que a medicina continuo a evoluir para o bem de todos. Quero deixar aqui uma mensagem de apoio a todas a pessoas que sofrem desta e de outras doenças para terem uma atitude forte e optimista.
Claudivan Mariano
2009-12-10
08:16
Oi meu nome é Claudivan Souza Mariano tenho 20 anos morro em Mogi das Cruzes , interior de São Paulo tenho a doença desde dos meus 18 anos mas graças a Deus está tudo certo . Devido alguns problemas emocionais tenho algumas crises como sangramento , nauseas , diarreia . Ja tomei várias medicações mas nada resolve tive muita dor pois sem querer essa doença afeta o nosso psicologico ...
nilsen silva
2009-12-18
02:51
Olá amigos, tenho 55 anos e tb estou com essa doença. Mas tenho tomado um remédio a quase 2 anos-mesalazina 500mg.Tomo 8 comprimidos ao dia de 6/6hora esse medicamento é muito caro, mas graças ao nosso Governador Jose Serra, e pego os mesmo no SUS todo mes, quase 5 caixa.
Faço uma dieta alimentar. Leite só sem lactose. Como pouca carne. Só frango e peixe. Muitos legumes cozidos, saladas diversas e frutas. Espero ter ajudado de alguma forma.
Marcelo
2010-01-05
16:40
Marcelo Martins, tenho a doença de chron a 22 anos, é uma doença que não tem cura somente controle, remedios para controle de anemia Vitamina B12 5000 ( Vitatonus) injetavel e Acido Folico e para controlar o chron Mesalazina. evitar leite,manga,carne vermelha, gorduras,margarina e cerveja. E agora surgiu um novo medicamento para o Chron é a Humira (adalimumabe) aprovado.
lucy
2010-01-13
11:34
Olá,sou lucy tenho doença há 5 anos ,fiz cirurgia hoje vivo tomando Pentasa e imosec.Mesmo comtanto remédio às vezes nada resolve.Diarréia vem do nada,sair de casa nem pensar,ás vezes aquela corrida ao banheiro,e outro tentei tomar outros remédios como imuram eu passei muito mal com dores abdominais fortes,dores nas juntas a ponto de não poder mexer.Já tomei muito corticóides que me enfraqueceram os mus ossos e asim estou levando a vida.Sou de Londrina-pr.gostaria de encontrar uma maneira de curar essa doença sem tantas drogas,se alguém tem alguma solução me diga.obrigada gostaria entrar em contcto com pessoas da cidade de Londrina-Pr e encontrar especilaistas experientes com pessoas com essa doença.Obrigada
Marisa
2010-01-14
19:49
Olá sou a Marisa tenho 26 anos e tenho a doença a 11 anos, já fui operada duas vezes e tireio intestino grosso todo. Ao longo destes anos nãon foi nada façil viver com sta dornça, mas já aceitei apezar de as vezes me sentir muito em baixo. Esta doença já me tirou muita coisa, amigos, a minha juventude etc... A vida continua, e apesar tudo á muitas coisas boas na vida e isso é muito bom. As melhores.
vitor
2010-01-27
01:01
Boas, chamo-me Vitor sou de Cascais, tenho 32 anos, sofro de doença de crohn há 15 anos, se alguém precisar falar , esteja há vontade, força para todos!

vitor_cogumelo@hotmail.com
Bernardete Dias
2010-01-30
19:48
BERNARDETE 2010 01 30 DISSE OLA EU TENHO CROHN A 25 ANOS TENHO AGORA 46 ANOS NO INIÇIO PASSEI AS MINHAS TIVE MUITAS COLICAS E MUITAS DIARREIAS E TAMBEM TIVE ANEMIA MUITO FORTE TIVE A TOMAR PERMADOZE INJETAVEL DURANTE UM ANO. Tive a tomar Salofalk muitos anos e neste momento sinto-me estavel, só que de vez em quando sinto os sintomas da doença mas dou graças a deus de eu estar muito melhor porque á muitos anos que não me dá uma crise forte e a todos os que sofrem da doença que levem uma vida feliz e que sejam fortes para superarem a doença que tem. Eu fui , e agora tenho dois filhos lindos, tenho força de vontade para viver apara ve-los crescer, vivo a vida muito feliz, alegre e bem disposta.
sOnia
2010-02-05
18:52
Olá!

sOu portuguesa e tenho croh á 7anos! Cada caso é um caso. Ha niveis da doença mais avançados que outros. não tenho mto juizo, por isso volta e meia tenho crises, mas fogo...não poder comer aquilo que gostamos tto não é facil. cOrtizona por enquanto é a unica coisa que me faz ficar bem...agora pessoal nada de desanimar, só tems de ter cuidadinho com a alimentação...o que não é facil!1 fOrça para tOdos!!!
MARLENE
2010-02-07
02:53
OI PESSOAL MEU MARIDO TEM CROHN.E TEM TUDO ISSO Q VCS TEM. A MAIS DE 17 ANOS.JA APRENDEU A CONVIVER COM A DOENÇA.MAS REPAREI Q QUANDO ELE PASSA POR RAIVA OU TRISTEZA .ATACA RAPIDINHO.ENTAO VAMOS MANTER-SE CALMO E CURTIR A VIDA DA MELHOR FORMA.SORRIR FAZ MUITO BEM. VIAJAR TAMBEM.DEUS ESTA OLHANDO POR TODOS VCS ACREDITEM MIL BEIJOS
Jéssica
2010-02-08
19:02
Olá pessoal, me chamo Jéssica, sou de Curitiba, tenho 30 anos e há 1 ano e meio descobri ser portadora do Crohn, no início emagreci uns 5 kg, tinha muita cólica e não podia comer nada que já ia ao banheiro, não queria nem sair de casa, não tinha vontade de nada. Fui em 3 médicos e só diziam que eu estava com verme, etc. Toamava remédios e nada adiantava, em agosto de 2008, fui em um especialista, Dr. Paccos e então depois de uma colonoscopia descobri o problema. No meu caso, a doença só afeta o íleo e no início fiz tratamento com corticóide e mesalazina. Desde então, não sinto mais nada, claro que não abuso, não bebo nada alcoólico, somente no Natal e Ano Novo um pouco de Champanhe. Hoje em dia só tomo Mesacol 400 mg, 3 x por dia, como de tudo, até leite em pó eu bebo, mas pouco, faço exercícios físicos e esqueço que tenho a doença. Só fico nervosa de ter q tomar 3 remédios por dia, mas faço tudo direito, pq quero engravidar e preciso estar bem, assim como estou. Graças a Deus nunca tiver crises fortes a ponto de internar, ter que fazer cirurgia, parar de comer. Espero que continue assim.
Beijos a todos e esqueçam da doença. Nunca esqueço desta frase que li em um site: "Eu não tenho Crohn, o Cronh é que me tem!!"
Robert
2010-02-12
23:55
Olá. Sou brasiliano(eiro) de Maringá-Pr. Fiquei animado quando li este artigo, mas não havia percebido que era de 2006.
Também tenho crohn (5 anos) e digo uma coisa....só faça cirurgia se não existe outra solução mesmo! Procure outros médicos, mas evite o método cirúrgico. Tomo um comprimido de Sulfassalazina 500mg antes de dormir e só! A única coisa que realmente me incomoda é uma fístula que saiu qdo eu não cuidava do problema e estou tentando resolver o problema. Se Deus quiser, logo sairá um medicamento menos agressivo para nós. Cuidem da alimentação, fujam da lactose e da coca-cola que já é meio caminho andado. Fui descubrir há 1 mês que era a coca-cola que me dava fortes cólicas....ficava de 2 a 3 dias sem comer nada, pq doía muito e vomitava. Acredito piamente que a fé em Deus é o melhor remédio que exista e o resto é com vc. Viaje, divirta-se, não deixe de viver. Esqueça que tenha esta enfermidade e siga em frente, bem na frente! Abraços e fiquem com Deus.
Silvelene
2010-02-17
21:27
Olá pessoal, sou brasileira, moro em Lisboa, casada com português, tenho 44 anos e quando tinha 17 anos descobri ser portadora do Crohn, no início não foi nada facil, as cólicas e diarreias eram constante e tinha que ir para o hospital. Sempre fiz tratamento no Brasil, com corticóide, sulfasalazina, melhou muito por muito tempo. Hoje só tenho colicas e há muito tempo não tenho mais diarreia.Quando vim para Portugal, foi um stress só, pois estava deixando minha familia e minha terra natal. A doença veio com força, tive uma colica muito forte e com vomitos,fui de emergencia para o hopital, tomei durante 10 meses corticoide, tive uma anemia muito forte tomei ferro injetável. O medicamento que eu uso é o Imuram 100mg, e Remicade injetável. Nunca fui operada, e se Deus quiser não serei, pois estou bem graças a Deus, como de tudo e não faz mal, não fumo e não bebo. Eu nem lembro desta doença, só quando sinto dor, até parece que nem tenho está doença.
Então "fé em Deus e pé na tabua."Não desista.
Beijos
silvelene-pereira@hotmail.com
michele
2010-02-24
01:47
michele tenho 29 anos tenho chron a dois anos e nao me acustumei a inda com isso tenho dois filhos e espero ver eles cresceren mas vou me cuidar um abraço a todos vamos juntos nos cuidar beijos
isabel oliveira
2010-02-27
14:51
Por favor, consultem o site espondiliteanquilosante.blogspot.com, em que Susana Lopes conta como controlou a sua doença com uma dieta, o que se aplica também à doenca de Chron.
Antonio Estevam Sousa Couto
2010-03-05
14:39
Bem.. gente, tenho 25 anos e a 1 ano fui diagnosticado em mim a doença de cronh, devido a um sangramento ocorrido, apos esse sangramento, imediatamente procurei um gastro, nessa epoca não existia sintomas apenas o sangramento, o medico me receitou uma colon endoscopia, foi quando na colon endoscopia apareceu ulserações e edemas no meu intestino com o diagnostico de cronh, depois disso o medico me receitou a corticoide como o melhor tratamento pra o meu grau de doença que é o moderado, tomei a corticoide por 3 meses, durante esses meses tive crises de enxaquecas, perda de peso e os inschaços constantes, faltei trabalho pois tinha febres que duravam mas de 1 semana, durante esse tratamento tomei o Mezacol, que proteje o estomago, já que a corticoide agride ele funcionava mais ou menos, tanto q tive essas crises, parei de fumar, e de beber durante o tratamento. Depois do tratamento resolvi parar de fumar, poise o medico disse q 7 entre 10 pessoas q tem a doença são fumantes, então resolvi parar de fumar, apartir dai foi que comecei a senti as colicas, diarreias e inxaços. Resolvi fazer dieta parar com lactose, gordura, industrializados, mas sentia o mesmo voltei ao medico 6 meses depois, minha inflamação no intestino ainda percistia mas num grau menor, fiz outra colon endoscopia onde ainda existia as ulserações e os edemas. Continuei minha vida normalmente sem me privar de muitas coisas, apenas diminui o ritimo da bebida e das comidas, percebi q as colicas paravam por uns 4 dias quando eu bebia bebida destilada e q elas aumentavam quando comia muito numa só refeição, foi quando resolvi me alimentar num intervalo de 3 em 3 horas, comendo pouca coisa nessas refeições, sinti uma melhora nas colicas e nos inxaços e a diarreia parou, muito mas pq parei de tomar iorgutes, sorvete, leite, feijão e etc, mas lembrece, não é pra parar completamente, e sim pra moderar, tudo em excesso eh prejudicial, no leite existem vitaminas q temos q ter assim como no feijão e outros alimentos, a gordura faz parte de nos ajuda a nos da força tbm, então oque eu recomendo é : Vivam com alegria, sem preocupação, procurem esquecer da doença, comam de tudo mas mantendo uma moderação, SEM EXCESSO, comam bem mesno carne vermelha mas comam uma vez ou outra, bebam moderadamente, mas bebem, não parem de fazer as coisas que lhe dão prazer, já q um dos fatores do agravamento da doença eh o extresse a tristeza, a unica coisa que devem cortar da sua vida é o cigarro, coisa q não faço a mas de 1 ano. Me sinto melhor respiro melhor e tenho tido bem menos doenças. Então é isso acreditem em vcs mesmo, e mantenha a moderação ;)
TROCAR INFORMAÇÕES SOBRE A DOENÇA: estevam_couto@hotmail.com - MSN
José Pavão
2010-03-06
00:13
Olá , sou açoreano e já vivo com esta doença desde 19/05/2000 , não é facil mas penso ter tido sorte de ter um médico excelente Dr.José Renato Pereira , tenho receio de ser operado mas tenho em mente que um dia vai ter que ser ...portanto meus caros vamos viver todos os boms momentos que a vida nos dá e não pensar muito no que está para vir . Um abraço e melhoras para todos vois.
edson
2010-03-15
21:22
Oi sou edson e descobri o crohn a 3 anos atras e estou tratando com mesalazina e azatioprina e comecei agora com o humira entre em contato no meu msn para trocar ideias sobre o problema msn edneneplay@hotmail.com
Diego Silva
2010-03-16
15:29
Ola. Soua brasileiro e moro em São Paulo - SP, descobri que tenho Chron a um mes! Eu ja sentia os sintomas à mais de 4 meses quando cheguei a ser internado, quando fiz os exames tive o diagnóstico que realmente eu tenho Chron, não fiquei tão chocado e lendo muitos depoimentos fiquei ate aliviado, porém estou naqueles momentos de crises (diarréria, cólicas) e não sei como li dar com isso ainda! estou tomando Mesalasina de 800g de 6 em 6 horas.
Se houver alguem que possa tirar minhas dúvidas por favor pode me adicionar no msn: silva-dj@hotmail.com
Luciano
2010-03-23
17:28
Eu sou Luciano 34 anos, tenho cronh a pelo menos 12 anos já passei pela primeira fase( febres, dores abdominais, anemias e aparecimento de fistulas periretais) fiz uso de corticoides durante 4 anos no inicio da doença, hoje não tomo nenhum medicamento controlo adoença atraves da alimentação( não faço uso de leite e nem feijão) procuro não exagerar como de tudo, as vezes também parece que esqueço da doença.
Hoje não tenho mais febres e anemias, so tenho um desconforto como constipação e (flatulência).
tudo começou a melhorar quando eu enfrentei e conformei com a doença, primeira coisa é esquecer que esta doente pois essa sensação nos limita ( é lógico as dores a fraqueza nos limitam) durante os dias a procurar algo agradavel para fazer, deve encarar como uma dificuldade normal da vida, coisa, que todo mundo tem ( por exemplo eu não sei dançar sou timido!! rsrsrs desculpe a brincadeira pois não devemos transformar essas dificuldades em um peso maior ainda ), outra coisa... a vida não para pra ela simplesmente continua procure viver!!
Anónimo
2010-03-28
22:17
oi,sou vera llm.portadora da doença de crohn a12 anos sem preconceito com a palavra doença pois tento encarar como um desafio aser vencido ,e vencido por aqueles quq nao sao fracos para lutar.nao gostei nada de saber que tem tanta gente assism com crohn,mas foi legal sentir econstatar varias experiencias parecidas com as minhas.nao sejao vitimas e sim somos vencedores pois as grandes lutas so sao saboreadas pelos que lutam.força a todos e muita paciencia tambem.
monaliza
2010-03-29
21:32
olá, sou Monaliza tenho um filho de 10 anos, e esteve internado com uma intoxicação alimentar,choque séptico, bacteremia... até a médica pedir a colonoscopia e feito a biópcia está dado o diagnóstico de cronh.
gostaria de saber mais sobre a doença
monagirardi@hotmail.com
Emilia
2010-04-03
21:39
ola.sou portuguesa ,mas tou na suiça,tenho 24 anos e foi-me detetada a doença de crohn e tem sido complicado.Comecei por ter dores no anus ,pensando k seriam hemorroidas a medica deu-me uns antibioticos para hemorroidas ,mas as dores continuavam e cada vez mais fortes e prolongadas.Fiz 1 exame onde me foi encontrado 1 abcesso perianal.Fui operada ,fiquei com 1 grande buraco no sitio do abcesso k nunca parou de doer e deitar mucos.Ja fui operada 3 vezes e como nao dava aspeto de melhorar fiz um exame aos intestinos ,onde foi encontrada a doença de crohn.os medicos diz k isto dos abcessos k veem desta doença.ainda nao comecei o tratamento, so estou a tomar antibioticos, comecei controlar as comidas e nao tenho tido mt diarreia nem dores de barriga, mas o sitio dos abcessos faz o favor de me lembrar todos os dias com dores e mucos.Espero mesmo mt k o tratamento k vou fazer me alivie e me deixe fazer a minha vida normal.Nao é facil, mas temos k seguir com as nossas vidas, tentar pensar sempre nas coisas boas k temos e ter muita fé k melhores dias virao...
Jackson
2010-04-06
23:19
Oi pesoal meu nome e jackson tenho cronh, estou trocando ideias sobre a enfermidade enteresados me add matajkby@hotmail.com
meu link do orkut é Oi pessoal meu nome e jackson tenho cronh, estou trocando idéias sobre a enfermidade interessados me add matajkby@hotmail.com
Meu link do orkut é
Oi pessoal meu nome e jackson tenho cronh, estou trocando idéias sobre a enfermidade interessados me add matajkby@hotmail.com
Sheila
2010-04-10
03:32
Boa noite
Gostaria de saber se alguem com a doença de cron ja fez operação e como foi ?
Porque meu cunhado fez a operação e gostaria de trocar ideias com pessoas que ja fez, e se os sintomas que ele sente é normal
joana noia
2010-04-13
17:29
ola sou da madeira tenho 17 anos e sofro de doença de crohn a 2 anos..esta a ser mto complicado pra mim..ja fiz varios isames, ja tomei varios medicamentos e nada faz efeitos, tenho imensas dores..neste momento comecei a fazer salofalk espuma..ja alguem fez este tratamento?? estou com receio..as melhoras para todos!
cristina freire
2010-04-16
03:01
ola tenho 38 anos e tenho crohn a 12.ando no hosp.sta maria e aminha medica a dr.paula moura santos.ja estive internada 3 vezes ,as duas ultimas para operacao.nao tenho intestino grosso.estou a ser medicada com o humira a ano e meio,ul e imodium.em junho de2008 fiz uma colonoscopia e tinha a doenca activa agora dia23de abril vou repetir a colonoscopia espero que esteija tudo bem porque quero ter um bebe.e o meu sonho.na alimentacao nao dispenso o meu leite de manha,mas so o leite sao lourenco da ucal ou vigor,tambemcomo os iogurtes,massas,arroz e grelhados,mas tambem cometo excessos como marisco alface,batatas fritas e fumo pouco mas fumo.nao tenho os sintomas que algum descrevem,como colicas sangue nas fezes nem dores nas articulacoes.costumo dizer que a minha doenca e silenciosa.agradeco a minha mae,irma mas principalmente ao meu querido marido que me acalma em momentos de stress e nas alteracoes de humor.as melhoras de todos.
Paula mendonça
2010-04-20
03:58
Olá tb tenho a Dç de Crohn e acho que poderíamos nos unir para reinvindicar um acesso rápido em banheiros, liberação do dinheiro do FGTS, além de outras regalias para quem tem outras doença crônicas.
Edna
2010-04-23
21:53
Oi meu nome é Edna, tenho 49 anos e sofro de Crohn a uns 12 anos, mas até decobrirem demorou, pois depois que eu saia da crise e fazia os exames, eles não acusavam nada. Em julho do ano passado fiquei 9 dias internada com uma anemia profunda, pois a doença se complicou e eu tive tbem infecção no figado. Tive sorte fui tratada por uma médica muito competente no hospital, estou me tratando com ela até hoje. No momento estou fazendo uso da mesalasina 800mg, predinisona, azatioprina e agora comecei a fazer infusões com remicade. Tenho me sentido bem, mas o que me chateia é a estenose (estreitamento do intestino), minha médica está tentando reverter o quadro de estenose com medicamentos, para evitar a cirurgia. Hoje em dia não tenho diarréia, ao contrario, devido a estenose preciso tomar cuidado em não comer alimentos que me prendam muito o intestino, pois tenho medo de uma obstrução. Não gosto muito de mudanças, e já percebi que toda vez que passo por alguma situação que gera um nivel alto de stress, eu entro em crise. No meu caso eu acho que o emocional interfere muito. Tirando isto o resto é só alegria, um abraço a todos e que DEUS os ilumine.
Sérgio Eduardo Ribeiro
2010-04-26
22:10
Sérgio, Sou de Sarandi, Pr. descobri que tenho crohn en agosto do ano passado vinha sentindo muinta dor e não sabia o que era até que fiz o exame de colonoscopia e ai coessei o tratamento mas tive uma crise muinto forte tive internado por duas vezes, hoje está mais controlado, sotei que quando fico nervos me ataca, estou tomando mensalazina 500, predisona e azatioprina. rh7575@hotmail.com, abraço a todos e muita fé em Deus.
Pedro Ramos
2010-04-27
17:30
Ola, sou o Pedro Valente,sou de Lisboa, foi-me tambem diagnosticado o Crohn, a verdade é que n tenho quase sintomas nenhuns exepto q fui internado 2 vezes, so para me administrarem antibioticos via soro.. n tenho tido nenhum sintoma e faço uma vida perfeitamente normal e n ando a tomar nenhuma medicaçao... sei q há casos mto piores que o meu.. mas venho aqui dar a minha força a todos nos, pois sei q n é facil viver com o pensamente q temos uma "doença".. mas aquilo q posso aconcelhar para "acalmar" a doença é termos mta força de vontade.. e fazer uma alimentaçao cuidada... sem coves, tudo o q tenha mta fibra ou ferro, e lacticinios... de resto podem comer tudo.. mas o importante é nao deixarmos ir abaixo por causa da doença! pesamento sempre positivo. para quem quizer falar sobre isto mandem um mail para pedrovalente666@hotmail.com
Vanusa
2010-05-07
18:34
Olá Pessoal, meu nome é Vanusa, tenho 29 anos e tenho Crhon a 12 anos, já passei por muitas coisas principalmente na época da minha adolecencia, mas superei todas elas. A dois anos fiz uma colectomia total (retirada do intestino grosso) depois dessa cirurgia sou outra pessoa não tenho sintomas e minha qualidade de vida melhorou muito! A um ano fiz outra cirurgia de uma fistula perioanal e até agora estou aguardando o resultado pois leva tempo e temos que ter muita paciencia. Tomo o Remicade a +ou- 10 anos, testei outros medicamentos mas nenhum no meu caso, tem a mesma eficacia. Tenho uma vida normal e feliz junta a minha familia e no ano que vem pretendo ter o meu primeiro bebê.
Fé em Deus e muita gana de viver é o remédio que precisamos. Força para todos!!
dany antunes
2010-05-10
04:14
boas chamo me dany sou de braga tenho 24 anos com doença de crohn a 7 anos, ja fui internado 4 vezes num espaço de um ano foram comprimidos atras de comprimidos cortisona... entrei em anemia emagreci 20 kg teve atrofia muscular perdi bastante massa muscular, teve diarreia cronica durante 2 anos e meio. é muito difficil viver com esta doença as penso que nao vou conseguir fazer mais nada que tenho impedimentos mas se me deixo ir abaixo é pior por isso pessoal tentem sempre manter a cabeça levantada e pensar somos mais forte que esta doença e pensar nao é hoje nem amanha mas a cura ha de surgir. sou estudante e quando tenho as frequencias ui ja sei que a crise vem a caminho o stress é nosso pior inimigo, bebo leite normalmente como um pouco de tudo menos feijoes ou couves ervilhas e bebidas gaseificadas.. desde que começei o tratamento do imfliximab estou muito melhor, dores sao raras tenho tido a 1 ano pa ca uma vida normal agradeço a minha medica fantastica. dr Raquel Gonçalves tem sido fantastica. pessoal força se quiserem falar add:
dany_slb_999@hotmaol.com
Rui Pontes
2010-05-17
18:42
Olá a todos chamo-me Rui , tenho 37 anos e em Fevereiro deste ano comecei com diarreias que nunca mais acabaram andei cerca de 2 meses até inicios de Maio com diarreias dores e cólicas ainda não sei se tenho crohn falta-me fazer um exame ( transito do delgado) já fiz Colonoscopia, a endoscopia analises as fezes e ao sangue nenhuma acusou nada a não ser hemorróidas, mas o que é certo é que devez enquando tenho crises 4 vezes a casa de banho num dia e dores abdominais, gases, cólicas e ardor na barriga constante já emagreci 9kg .... Como vos digo não sei se tenho a crohn mas tudo leva a indicar isso. Queria deixar aqui o meu testemunho e o meu apoio a todos os que sofrem deste mal. Não se deixem levar por ele.... Um abraço. Já agora se quiserem deixar informações sobre este mal aqui fica o meu mail rui_pontes@sapo.pt
Sonia Santos, 42 anos, s
2010-05-24
19:11
M carmo, meu caso é semelhante ao seu, descobri o Cronh em agosto de 2009, fui para cirurgia com urgência, com simtomas de apêndice, descobriu-se uma inflamação enorme na região do íleo. Tenho 30cm da região do íleo afetada, e não fiz estenose.
Não tive mais nenhuma crise forte desde então, a não ser algumas cólicas abdominais e raras diarréia. Tomo apenas um comprimido de mesalazina 800mg ao dia, e nada mais.
Na alimentação evito comer o grão do feijão, muitas fibras, doces, enlatados, couve, gorduras e latícinios. Acrescentei na minha alimentação o agrião, que é rico em proteínas, pão integral (ou pão preto), arroz branco, purê de batata, mandioquinha, polenta, basicamente frango, legumes cozidos (abobrinha, cenoura, chuchu e beterraba) maçã, banana maçã e muita água ( +/- 2l por dia).
Espero que este meu comentário possa ajudar mais pessoas que tenham essa doença, pois Deus me ajudou, e ele com certeza poderá ajudar a todos.
Melhoras para todos...
Clara
2010-06-01
16:55
Olá tenho 22 anos descobrir que estou[digo estou porque creio que uma cura virá]com Crohn a 6 meses após 2 meses de diarreia,mta dor no estômago,emagreci 10kg,mta fraqueza.Hoje uso prednisona de 20,Entocort de 3 mg 2 por dia e pantocal...Recuperei me peso,mas de vez enquando de dor no estomago e diarreia, e sinto franqueza,dor no corpo.Mas acho pior e os efeitos colaterais que o remédio traz com o tempo de uso.Um abraço.Força para todos.Cofiem em Deus.E para quem quiser me msn clarinhamaiato@hotmail.com
Roselene Salles
2010-06-06
22:53
Tenho doença de crohn desde 1990.Trabalho como professora e convivo bem com a situação pq acredito que a doença está comigo qd quero ser triste.O segredo é saber conviver com otimismo.Nunca precisei passar por cirurgias e atualmente tive uma recaida e estou usando mesalazina de 800mg.Fi quei em casa por 15 dias e não vejo a hora de voltar para o meu trabalho.Faço tb tratamento espiritual,pois sou espírita e os estudos da doutrina muito me conforta e me faz aceitar melhor as doenças do espírito.Não desanimem!Não somos pobres coitados,temos condições como qlq outra pessoa,basta acreditar!!!!
ernani gonçalves
2010-06-09
20:16
Curado de Crohn com a Auto-hemoterapia

Meu nome é José Luiz Dutra,
tenho hoje 77 anos,
moro em Salvador Bahia.

Doença de Crohn considerada incurável,
se caracteriza por úlcera do intestino
e grande desconforto do fluxo intestinal,
perda de peso e efeitos psicológicos negativos.

Há mais de 10 anos vinha eu sofrendo com esta doença,
tomando os medicamentos tradicionais,
tipo azulfim, mesacol etc
sem melhoria, fazendo colonoscopias anuais.

Em 2007 tomei conhecimento da Auto-hemoterapia
através do video do Dr. Luiz Moura,
logo após uma colonoscopia que mostrava a doença estacionária.

Meu pai praticou por muitos anos na sua antiga farmácia a Autohemoterapia,
no tratamento de furunculose, acnes e feridas.

Até 1945 não existiam penicilina ou sulfa,
e o tratamento dessas doenças era feito com Autohemoterapia.

Nunca houve casos de rejeição, reação alérgica
ou infecciosa nas aplicações que ele fazia.

Em 2008 fiz Autohemoterapia por 6 meses,
com aplicação semanal de 10 ml no músculo,
totalizando 24 aplicações.

Resultado obtido foi a cicatrização total das úlceras,
e desaparecimento dos pólipos comprovado por colonoscopia,
melhoria do trato intestinal, ganho de peso e disposição geral.
Foram os resultados obtidos.

Trecho de e-mail do:
José Luiz Dutra

Há milhões de pessoas com doenças autoimunes, sofrendo como eu sofria.
Peço à você fazer chegar meu depoimento ao conhecimento de todos
alexandre trombetta
2010-06-10
05:43
a quem interessar, essa doença descobri em 1993,na época tinha 23 anos,sofri,medicina no brasil como sempre atrasada,fiz pesquisa sobre a doença,e descobri na época que tudo q me atacava era laranja,leite,hoje não faço uso disso,e tomo todos os dias meio comprimido de zoloft (sertralina) e corro todos os dias, exercicio e fundamental, bebida alcoolica tem q abolir da vida, jamais beba,e para a estenose no reto existe uma pomada a base de isossorbida dinitrato e metronidazol, e quando ataca, e isso ja existe e o governo federal e obrigado a dar, o pentasa, no mais a vida vai, quem sabe um dia DEUS da a cura,porque não nascemos com isso não, alguma coisa é,vamos viver em paz e com muito exercicio, e procurar um médico que estuda e que entenda da doença,na época passei na mão de uns 30, ainda bem que ja tinha a internet,ufa rsrs, se servir para alguem o meu depoimento, hoje tenho 40 anos e estou otimo,DEUS abençoe a todos.
EDERLEI FATIMA LICHESKI
2010-06-14
23:06
TENHO 35ANOS,E A DOENÇA 20,TENHO MUITAS CRISES MAS TUDO PASSA,SEI KE VOU VENCER ,SÓ KERO VIVER O HOJE.ME MANDEM MENSAGENS TÕ AGUARDANDO,KIKA2LICHESKI@HOT MAIL.COM
Etel.ft
2010-06-14
23:12
Olá todos os que sofrem de doençado cronh,eu tenho 55anos vivo com a doença já lá vão 18 anos fui operada na altura tiraram-me um bocado de intestino correu tudo muito bem, durante 12anos não tive problemas,fazia uma vida normal, comia de tudo, mas então começaram de novo os cintomas fiz colonoscopia, foi detetado ulceras no intestino mas não nessecitando de cerugia.Esta fraze é para a Jana Noia,e tanbem para todos os outros, comecei a tomar Solofalk, sinto-me bem sou seguida no hospital s.João no Porto à pouco tempo o meu médico mudou-me slofalk comprimidos para salofalk grãnulos, sinto-me bem e faço uma vida normal joana cuidado com a alimentação tu própia notas o que te fáz mal não abuzes nas fivras nem legumes verdes. As melhoras a todos e muito cuidado com a alimentação é muito importante ,boa sorte a todos e vivam a vida
Maria
2010-06-15
15:32
Olá a todos tenho cronh á 18 anos fui subtida a uma cirugia que me retiraram alguns centimetros de intesitino, sou controlada constantemente,sei que já tenho mais algumas ulceras, mas que ainda não nessecitam de ser retiradas tomo Salofalk grânulos uma permadose de 1 mg/ml mensal ,sinto-me bem de vez enquando aparecem algumas crizes, porque abuso na alimentaçao, deixo uma mensagem para todos muito cuidado com a alimentação e vivão avida
Inês
2010-06-18
17:05
Olá eu sou a Inês tenho 11 anos e tenho doença de chron á 2 anos
Tem sido díficil viver com ela tive á pouco tempo a minha primeira crise e vou uma crise muito grave como posso evitar estas crises?
O que posso fazer?
Sandy
2010-07-09
18:14
Olá eu sou a Sandy tenho 37 anos e tenho doença de chron á 4 anos
Tem sido díficil viver com ela tive á pouco tempo tive mais uma crise muito grave .Mas descobri que faço alergia á banana e ao chocolate .
CARMEN ABC
2010-07-17
22:34
Oi, meu nome é Carmen, tenho 55 anos, e descobri que tenho Crohn há 1 ano . Tudo começou com uma irritação nos olhos(devido a doença),fui no médico e deram-me um colírio. Depois foi a falta de apetite, e diarréias frequentes, com saída de pus e sangue. Com isso perdi muito peso.Tudo que eu comia , me fazia mal e eu corria pro banheiro. Descobri também uma grave infecção de urina.A doença me causou várias lesões na pele, como feridas no nariz, na boca, nas mãos, e graves assaduras que não passavam.Sentia muitas dores nas articulações me impossibilitando de andar e levantar da cama.Mesmo sentindo todos esses sintomas , os médicos não conseguiram diagnosticar essa doença.Até que após 6 meses de sofrimento e tentando descobrir o que eu tinha, eu fui internada as pressas, pois estava muito fraca e não aguentava ficar de pé. Descobriram no hospital, que eu estava com uma forte anemia.Lá eu fiz endoscopia com biopsia, colonoscopia com biopsia, ressonância magnética, raio X do abdomen,ultrassonafia com contraste e vários exames de sangue. Só após esses exames que eu descobri que tinha pedra na vesicula, anemia grave, várias ulceras e finalmente veio o diagnóstico que eu tinha a Doença de Crohn.Neste hospital não tinha o tratamento adequado, então eu fui transferida para outro hospital, onde eu comecei meu tratamento com os médicos especialistas.Fiquei mais 8 dias internada, onde fui medicada corretamente, e tomei 3 bolsas de sangue.Cheguei a pesar 40 kilos.Voltei pra casa tomando Sulfassalazina e corticóide.Cortei muitas coisas do meu cardapio como, frituras refrigerantes, doces, corantes, condimentos, e dependendo do resultado de alguns exames, talvez terei que cortar o leite.Muita coisa mudou na minha vida após ter descoberto a doença, como meu rendimento no trabalho, minha vida afetiva, enfim, a rotina do dia a dia muda totalmente.Percebo que o estress , ansiedade e nervosismo influi muito. O único jeito é procurar esquecer da doença, embora seja dificil, pois a minha é recente.E vou levando e vivendo, pedindo a Deus que me de forças para enfrentar essa doença. Espero que todos vcs que estão lendo e se identificando comigo me add no msn carmen_abc@hotmail.com
jose ernesto g coutinho
2010-07-21
03:41
boa noite a todos voces! talvez eu seja um dos casos mais sofridos de todo es ,ou do brasil, tenho 46 anos e sofro com isso a 30 anos,pois ja passei por meras 24 cirurgias desde 1981 . para dizer a verdade ja sofria com ela desde que era criança pois com 9anos tive que amputar minhas amidalas pois tinha serios problemas de garganta. vcs devem estar se perguntando; oque tem algo a ver com crhon? talvez nada mesmo, so que tinha varias crises de febre alta e com uma diarreia muito severa , naquela epoca no interior nao tinha medicos como hoje, entao o farmaceutico vinha para aplicar pinicilina injetavel por mais ou menos 3 dias , obtia bom resultado ate uma nova crise se instalar.ora ,ja era o crohn e ninguem sabia, foi justamente em 1981 que começei a ter fortes crises com diarreia ,sangue,foi ai que começou meu sofrimento pois tive dois tumores no reto , tive que operar ,fiquei bom por 2 anos mas tive estreitamento retal ,depois tive fistulas por todo anus ,fiz mais ou menos umas 8 platicas anais , tive que fazer uma colostomia em 1984 ,depoi fiqei bom por alguns anos, em 1993 tive novas crises e tive que amputar o colon descendente e parte do reto sigmoide e fiz nova colostomia e finalmente em 2002 foi o periodo mais dificil da minha doença ,pois tive varias fistulas no perinio que quase tive de amputar o reto , mais graças a deus e a dr magaly gemio teixeira de sp ,ela fez varias cirurgias de exploraçao de fistulas com passagem de setom ,e tambem com uso de varias doses dec remicade consegui ficar sarado por longos periodos. hoje tenho crises bem menores pois minhas fistulas graças a deus nos voltaram a me incomodar. fiz varios tratamentos: sulfas,corticoides ,mesalasinas, cipro, camerahiperbarica. hoje,julho 2010 nao tomo nenhum medicamento, pois desde fevereiro de 2009 faço auto hemoterapia e venho obtendo bons resultados pois o crohn e uma perversidade do sitema imunologico. minha historia de sofrimento daria para escrever um livro sobre meu sofrimento menino que nao teve recursos financeiros para lutar contra tal enfermidade que e muito cruel no sofrimento fisico e psicologico pois ela e uma doença cara e existem poucos profissionais competentes para saber trata-la adquadamente. peça a todos voces que por ironia do destino tenham se deparado com essa doença ,que nao se desesperem pois hoje existem muitos medicamentos que dao qualidade de vida bem melhor para esses pacientes. aqui vou me despedir de todos pois se querem saber um pouco mais de minha historia ,podem me ligar de qualquer lugar do brasil 27 3729-1564 ou 27 9942-3913. obrigado a todos..
wosley alves vital
2010-07-28
22:01
Olá, meu nome é Wosley Alves Vital. Em 1985 - faz 25 anos - contraí o cronh, fiz 3 cirurgias e muitas hospitalizações no Rio e em Belém. Porém, já faz 12 anos que encontrei um remédio o qual eu me adaptei, o Prednissona. Ele não me atacou o fígado e ainda me ajuda no reumatismo e etc.
Mas tudo depende de cada um.
Procure um remédio o qual se adptar e leve a vida. Confiança em Deus e mente positiva é a grande diferença.
Não se desespere, viva num ambiente puro, alegre, saudável e cuide de sua alimentação. Cuidado com os sucos ácidos.
Você tem de saber conviver com a doença (controle primeiro a doença).
Se você encontrar um desses remédios que os médicos indicam e vc se adaptar - um time que está ganhando não se mexe - então vá em frente, não se desespere, confie em Deus e mente positiva.
A doença de crohn não aceita leite, frituras, chocolates, coisas ácidas, passar sono e vida agitada, mas tudo isto eu consegui. Hoje como de tudo. Antes eu tomava 20 mg de Prednissona, depois fui diminuindo até chegar em 5 mg por dia (hoje) e conforme fui "melhorando" -descobri que cada dia que eu tomo os 5 mg de Prednissona, eu ZERO A DOENÇA POR 24 HORAS e, todo dia tomo os 5 mg, zerando assim dia--dia, uma vez que os remédios são paliativos.
Manaus, 28/07/2010
Fiquem com Deus.
Lila Vitor
2010-08-01
02:10
Olá, meu nome é Lila. O Crohn "me têm" há cinco anos. Tomo Infliximabe(Remicade), como absolutamente de tudo o que não se deve: sou viciada em chocolate, café, cigarro e refrigerante. Abuso de tudo e não sinto nada... vai entender?
Manuel Sousa
2010-08-06
16:22
Olá ?
sou portador de crohn á mais de 10 anos já passei por cirurgia em 2000 retirando-me 22cm. de intestino delgado desde então não tive mais crises e tenho a referir que faço uma vida normal mesmo em relação a alimentação.
Thaynara
2010-08-10
04:07
Olá, meu nome é Thaynara e também descobri que eu sofro da doença de chron.Para mim a descoberta foi muito difícil, eu chorava muito, chorava ao olha para a comida, pois não sentia apetite e a minha boca estava toda inflamada com enormes e muitas áfitas.eu comecei a sentir os primeiros sintomas um dia após o meu aniversário de 18 anos, não foi nada fácil saber que ganhei de presente uma doença dessas.Quem me ajudou muito a procurar superar tudo foi minha mãe (que é o amor da minha vida), o meu pai, tias, tios e madrinha.Tive que dá um tempo na minha vida estudandtil de cursinho pré-vestibular por algum tempo, embora eu não desista de continuar a estudar no ano de 2011 para conseguir passar no vestibular de medicina, que é meu sonho...e sei que um dia eu chegarei lá...tenho fé em Deus, que me ajuda todos os dias a suportar os sintomas e saber que terei que tomar remédios para o resto da minha vida.Enfim, o chron não é fácil, mas devemos sempre estar de cabeça erguida e seguir em frente, pois a vida não para...temos que ser forte, o que não é fácil, porém nem impossível.Esta é a minha história, espero ter colaborado em alguma coisa!Beijos...
Gerson
2010-08-19
19:57
Sou Gerson, tenho 43 anos, descobrir o crohn a 11 anos, tinha perdido 20 kg, muitas dores, depressão e diarréia, fiz uma cirurgia na época onde foi retirado 40 cm de intestino, passei a tomar mesalasina, suprementos alimentares e fibras, comia de tudo até um mês atrás fui internado com muitas dores, aumentei a dose de mesalasina, passei a tomar corticóide por 3 meses, mas os efeitos colaterais do corticoide é muito difícil, dor de cabeça, insônia. Mas o segredo para se conviver coma doença eu sei, dieta balanceada, esporte e felicidade, nada de stress.
Um abraço apertado a todos.
Dar para ser feliz com Crohn.
Maria Jose
2010-08-24
00:03
Oi sou do interior de Minas Gerais, tenho 51 a sofro há varios anos com essa doença, não posso comer nenhuma folha, as vezes tenho crises de ficar 10 dias no hospital, agora estou fazendo uso de mesalasina 800 mg de 8/8 horas. Mas não deixo de viver por causa disso. A tranquilidade ajuda muito. Deus abençoe a todos. msn maryjosef2006@hotmail.com.
JOSÉ HERIBERTO FERREIRA INACIO
2010-09-09
19:50
EU, HRIBERTO TENHO ESSE PROBLEMA HA 12 ANOS, JA FIZ 17 CIRURGIAS, IREI COMPLETAR AS 18 TOMO ,MESALAZINA DE 6/6HS.
marcia
2010-09-15
20:48
oi boa tarde,quero falar um pouco dessa doença ingrata e entrona que deixa todos tristes e sem força para enfrentar o dia a dia,eu me chamo marcia,namorei um rapaz com o nome de ricardo,30 anos inteligente e cheio de vida,nao ia ao medico por nada ,sempre eu dizia para ele procurar um medico,pois tinha muitas dores nas costas e gastrite,eu particularmente achava o ricardo muito pálido,e ele tinha uma vida normal,fumava muito...qdo derrepente ele passou mal no trabalho com fortes dores no abdomen,foi para pronto atendimento da santa casa, ficou internado e fez uma cirurgia,pois todos achavam que era apendice inchusive o medico, (claro)foi ele quem o operou,pois dentro de uma semana teve que abrir a cirurgia novamnete foi ai que descubriu que ele tinha a doença de crohn,mas deu muitas complicaçoes,o ricardo teve que fazer mais tres cirurgias em menos de um mês,por ele nunca ter ido ao medico ,como ja tinha essa doença a muito tempo, nao teve como tratar,foi fatal minha gente, o ricardo faleceu,eu nao consigo acreditar nisso ,como um jovem tao cheio de vida,com tanto pra viver pode ter um fim tao triste assim,eu so quero alertar a todos nao desistem,pq vcs fazem tratamento, eo ricardo tinha esa doença e nunca foi ao medico pra saber o pq das dores nas costas, o pq da gastrite,e com isso o crohn foi avançando cada vez mais e tomando a sua vida,o medico disse que:se ele tivesse procurado tratamneto ele teria sobrevivido,mas nao teve uma so pessoa que alertasse ele ,e eu fico aqui a pensar noite e dia,e lamentar a sua ausencia,o ricardo nao vai voltar mais,eu escrevo no msn dele,todos os dias uma mensagem ,como se ele fosse ler,pq eu nao consigo acreditar que ele se foi,eu namorei ele dois anos qdo ele faleçeu a gente ja nao estava mais juntos,e agora eu enfrento um grande vazio , e quero que voces nao desistam vá em frente,faça dietas tratamentos que vcs vao ser recompensado por isso,eu vico aqui na net, fazendo pesquisas e vejo curas, salvaçoes,nao desistam ,nunca...fiquem com Deus.
drieli aparecida massi
2010-09-18
04:02
ola me chamo drieli tenho 21 anos a 5 meses descobri a doença de crohn passei um ano com diarreias fortissimas mta fraquesa,so esse ano fiz a colonoscopia perdi quase 10 kilos ag estou me tratando com mesalazina 800mg,corticoide20mg,e vou começar com azatioprina50mg,mas tenho melhorado dia a dia tenho me mantido tranquila,tento n perder a calma pq se nos estressamos a doença ataca entao vivam de maneira q n exista amanha tive 5 crises com sangramento senti fortes dores abdominais mas faço uma dieta rigorosa e vivo um dia de cada vez tento ser feliz nao desistir de lutar,lutem mas o principal acreditem q acima de nos existe um DEUS lindo maravilhoso poderoso q levou sb si todas as nossas enfermidades pros medicos n existe cura mas pra DEUS nada e impossivel creiam q ele pode nos libertar e nos curar de td esse mal,q aflige nossas vds amigos nunca diga q a doença ti dominou diga q vc a pode domar acreditem q o impossivel pra nos e sempre possivel a deus um grande bjus lutem sempre
clenio luiz freitas de carvalho
2010-09-29
19:05
ola me chamo clenio e estou em fase de descobrir o que tenho , mas pelo que vejo tenho esta doença , estou na crise , estou passando por adaptação mas estou cm muita fé
luciano bossi
2010-10-02
05:37
meu nome e luciano bossi descobri que tenho doenca de crohn nao sei nem como tratar esse problema e nem qual especialista procurar alguem pode me ajudar meu email e luciano.bossi@hotmail.com se alguem puder me dar uma luz fico desde ja grato pois estou preocupado. atenciosamente luciano.
Alexandra Santiago
2010-10-13
11:56
Olá a todos. Sou mãe de um menino de 10 anos que descobriu em Junho deste ano que era portador de doença de Crohn. Está a fazer o "desmame" da cortizona e toma todos os dias pentasa (1500 mg), imuran (50mg) Ferro e ainda 15 mg de cortizona (no inicio tomava 30mg). Não está a ser fácil. Ainda ontem antes de adormecer me disse que quando for grande não vai tomar medicamentos nenhuns, que está farto... Adorava ser jogador de futebol (como quase todos os miúdos da idade dele) joga num clube da terra e adora, mas já se queixa com muitas dores ns articulações. Espero que quando deixe a cortizona fique só com o imuran e pentasa (vai substituir por salofak) e que não tenha crises...
Tento pensar que há coisas bem piores e que cheguei a pensar que ele tinha uma doença bem mais grave quando esteve internado a perder peso e sangue. Mas às vezes não é fácil...
Ele anda a ser acompanhado pela Dra Eunice Trindade do Hospital de S João, no Porto, uma médica espectacular.
Boa sorte para todos e as melhoras
Valdemir
2010-10-26
20:36
Meu nome e Valdemir e minha namorada infelizmente tem essa doença , quero fazer de tudo para ajuda-la a diminuir essa dor, se voces me ajudarem me dando algumas dicas vou agradecer.
fernando meneses
2010-11-01
14:38
Olá, meu nome é Fernando fui diagnosticado de crohn em 1991 e em 1993 já estava fazendo minha primeira cirurgia. Retirei 60cm do intestino. Já em 2003 fiz a segunda cirurgia que retirei mais 20cm e um pedaço da bexiga por problema de fístula e até hoje tenho uma qualidade de vida muito ruim. e para completar não consigo um emprego digno e ainda sofro com preconceitos. Hoje estou tomando pentasa 3000mg dia azatioprina 200mg e ácido fólico.
nando_fortal.ce@r7.com
Angelo Bezerra de Souza
2010-11-11
03:45
Meu filho de 13 anos é portador de Retocolite. Gostaria de pedir para quem puder, enviarem a ele mensagens e histórias para reconfortá-lo. Seu email é angelobezerradesouza@hotmail.com. Obrigada.
maria pilar almeida
2010-11-21
20:29
fui operada a mais de28 anos pelo dr idair travagim nao podia nem sair de casa por causa da diarreia hoje tomo sulfassalasina 500mg e posso dizer que comecei a viver meu medico ja esta aposentado agora me trato com dr. pomella em sao vicente sp espero que todos melhorem
preta
2010-11-23
00:35
Meu filho tem crohn, ele hj tem 20 anos e a 6 anos foi diagnosticado a doença, teve crises fortíssimas, perdeu 10 kg em 1 mes, e hj vive qse que normal, mas temos um problema serio ele nao toma os medicamentos corretamente, faz garduaçao em arquitetura a 600km de minha csa, e é minha preocupaçao constante, mas a idade que ele esta acha que esta bem e nao precisa se cuidar, mas eu aconselho sempre que deve, peço a deus tdo os dias que proteja-o pois uma hora ou outra sinto que ele vai sentir os sintomas novamente.
Mas lendo a todos os depoimentos me chamou atençao de uma em especial, ANA,comentando de manchas nas pernas e isso me preocupou muito mais do q ja estou. Explicarei...tenho uma filha de 7 anos, e a poucos dias surgiram manchas na perninha dela, levei ao dematologista que solicitou biopsia e encaminhou ao reumatologista, como ja temso problema de crohn no irmao dela o reumatoligista me alertou q possa ser a mesma coisa, estamos investigando e estou sofrendo muito, angustiada pensando que nao vou suportar meus 2 unicos filhos, minha vida, tenham esta doença tao dolorosa, e olha q eu so tenho 37 anos e estou me sentindo fraca com relaçao a isso, ja fui forte qdo do acontecido com meu filho e nao estou sendo agora....esta doendo muito em mim, pelos meus dois filhos....deus proteja-os...
alcides rodrigues de oliveira
2010-12-13
15:05
Tenho 63 anos, traalho normalmente, sou portador da doença de Crohn, descoberta quando estava fazendo tratamento com quimioterapia (câncer no intestino), Graças a Deus tenho levado uma vida normal, não tenho crise, algumas vezes diarréia, tomo quatro comprimidos de mesalazina diário, o meu médico disse-me com base na última colonoscopia e tomografia com contraste, realizado no mês 11/2010, possivelmente será suspensa o medicamente, como a mesalazina consome ácido fólico, estou fazendo uma reposição, e-mail ALCIDESARO@HOTMAIL.COM, boa sorte a todos, e estou à disposição trocar correspondência.
helena
2010-12-14
21:55
ola sou Helena tenho cronh a cinco anos neste momento tou com uma crise desejo a todos rapidas melhoras
Dulce Crispim Baum
2010-12-17
16:09
me chamo Dulce estou muito assustada tive uma irmã k morreu em 2oo8 numa cirurgia urgente de intestino, ela sentiu fortes dores abdominais com vomitos ,perdeu peso muito rápido, sofria de artrite tomava quantidade de medicamentos inclusive corticpoide, e o diagnostico era somente de artrite, até q veio a óbito por problemas no intestino, os médicos não deram muitas explicações, apenas k ela tinha necrose em parte do intestino e que estava muito debilita e por isso não resistiu a cirurgia. Acho k nem ela sabia k doença ela tinha, mas agora estou com uma irmã de 48 anos q esta com intensa dor abdminal, diarréias frequentas com sangramentos, já fez colonoscopia com biopsia, esta tomando todos os medicamentos descritos nos depoimentos anteriores,mas os medicos k ela tem ido ainda não deram o diagnostico só dizem k é uma infcção n intestino, ela esta sofrando muito e eu também. Resolvi procurar saber todas as doenças de intestino e percebi k a DC é k mais se parece com a dela e com a doença k matou a outra minha irmã de 5o anos. Estou angustiada sem saber como ajuda-la e preocupada se a DC é familiar.Peço k me ajedem com maiores explicaçóes.
patricai resende
2011-02-21
19:24
ola a todos o meu maridotem 27 anos foi diagnosticado cronh por enquanto ainda nao teve de fazer cirurgia ao intestino mas tirou um abcesso perianal causado pela doenca. mas para fazer a cirurgia teve de levar epidoral(anestesia nos elos das costas) tem desde entao muitas dores nao sei o que fazer ajudem-me cabeleireiraresende@hotmail.com
IRACEMA SILVA
2011-02-24
20:59
ESTOU INDO PARA PORTUGAL EM MAIO DESTE ANO, COMO TENHO A DOENCA DE CHRON, TOMO UM COMPLEMENTO ALIMENTAR CHAMADO MODULEN IBD DA NESTLE. COMO PODERIA ENCONTRA-LO AI? PODERIAM ME AJUDAR? UM GRANDE ABRACO.
Fátima Fontes
2011-02-26
19:01
Olá, sou a Fátima. Foi-me diagnosticado cronh em 1999. Há 12 anos. No ínicio passei um mau bocado com fístulas recto vaginais que não curavam,perdi na altuar 40kg, e não havia forma de me diagnosticarem a doença. Porém ao fim de muitos meses e uma série de exames e uma colostomia lá vaio a "sentença". Fiz na altura - em 2001 Infliximabe,encerrei a colostomia (foi a única parte da doença que não consegui aceitar) e a partir daí tenho andado controlada com Imuram, que vou alternando com salazopirina. Tá-se bem pessoal! Como de tudo menos frutas ácidas. Meu lema de vida: calma, descontracção e estupidez natural...
Curtam as curvas...e deixaem as rectas
Vasco Silva
2011-03-06
14:29
lá a todos eu sou o Vasco e tenho 16 anos e falo-vos de Portugal.
Ao inicio esta doença destruiu-me um sonho que eu tinha, que era de ir para a academia militar. Lá não aceitam doentes crónicos, como tal também não me devem aceitar, apesar de eu não ter problemas nenhuns na realização de actividade física.
A doença foi-me diagnosticada a 3 meses apesar de os sintomas já se arrastarem a cerca de 9 meses.
A cerca de 2 meses a minha medica questionou-me sobre um tratamento que tinha por base uma dieta liquida total, ou seja, apenas suplementos alimentares (liquidos Nutrinidrink) e agua, 60 mg de cortisona e imuran.
Eu aceitei, a dieta liquida foi de 6 semanas e já foi ultrapassada, foi difícil,mas não tanto como eu pensava. Felizmente teve grandes resultados.
Eu era muito preso dos intestinos e agora é raro o dia em que o intestino não funciona...
Tenho vindo a alimentar-me apenas de grelhados, cozidos e estufados. Penso que muitos doentes aqui ainda não perceberam que isto é um doença de sacrifícios e que existem alimentos que não podemos comer sempre que nos aptece. Eu sei que é preciso um esforço...Eu as vezes também me canso da dieta e também me aptece comer o que os outros comem...
Agora já comecei o desmame da cortisona e acabo de a tomar daqui a 1 mes. Acho que este sim é a pior coisa na doença, os efeitos da cortisona são devastadores e esses sim fazem-nos ter vontade de desistir e cometer asneiras. Insónias, dores de cabeça, cansaço, dores nas pernas, cara inchada, aumento do peso, inchaço do abdómen...Tudo efeitos que comprometem imenso a vida de um adolescente.
Bem deixo-vos aqui a minha experiência.
E digo-vos.. pelo menos comigo, desde que acabei o tratamento e que faço esta dieta de cozidos grelhados e estufados que me sinto uma pessoa normal e não tenho complicações nenhumas (tirando claro os efeitos da cortisona), mas isso a partida é para acabar...
Muita força de vontade para todos e deixem as lamentações de lado e insurjam-se contra os desafios da vida
Deixo-vos o meu e-mail aqui para quem tiver duvidas sobre este tratamento de dieta liquida, acreditem o esforço vale a pena, ate agora parece ter dado excelentes resultados!
crackvasco@hotmail.com
Rafael
2011-03-10
02:21
sou Rafael e descobri que sofro de doença de crohn a sete anos,para agravar mais quando fiz o exame de transito intestinal pra diagnosticar a doença,fui contaminado pelo medicamento celobar,medicamento esse que e usado como contraste radiologico e levou muitas pessoas a morte.Graças a Deus e a ciencia,hoje vivo uma vida teoricamente saudavel descobri um tramento atraves da fitoterapia e munoterapia na cidade de Sorocaba sp e hoje vou bem...não se cobrem muito,vivam a vida de forma natural e confiem na ciencia.
Daniela
2011-03-18
21:50
Ola a todos... Sou a Daniela, tenho 24 anos e vivo com a doença de Crohn ha 6anos...
Tive sintomas de diarreias, vomitos, perda de peso, sangue nas feses e fortes dores abdominais... foram meses complicados ate ser decoberta a doença...
Apos o diagnostico, tomei corticoides durante tres meses, algo que me deitou a baixo devido a transformaçao do corpo, na altura com 18 anos, foi complicado... felizmente o tratamento durou pouco tempo e tudo voltou ao normal...
Ha 5anos que tenho uma vida completamente normal, n tenho qq restriçao alimentar, sou seguida no hospital s joao e tem corrido tudo muito bem, nunca tive nenhuma crise...
neste momento tiraram-me a medicaçao, a 1 mes que estou sem tomar qq medicamento, tenho me sentido como sempre, bem :)
Espero assim continuar
Dou este testemunho para quem so hoje é diagnosticado a doença, e que afinal viver com uma doença crónica n é assim tao "mau"...
Felizmente estou bem e tem tudo corrido pelo melhor, em relaçao a doença, n peço melhor... logo k assim continue estou feliz....
Obg Um bj a tds
raquel lopes
2011-03-30
01:27
ola meu filho tem 17 anos e a 5 meses foi descoberta a doença de crohn, ele sofre bastante com dores,depois da colonoscopia,o medico receitou,o sufassalasina,e buscopan para dores,mas depois de 3 meses ele piorou,só das dores, passei em outro medico, que pediu varios exames,deu realmente o crohn, e agora tbm exofagite com refluxo,e anemia,ele continua e aperder peso, mas come muito bem msm,esse outro medico passou outras medicaçoes, como mesalazina e metronidazol,e prednisona,e para dor codein,estou realmente em duvida em relaçao com a segunda leva de medicaçao, nao sei se continuo com o sufassalazina, ou se dou esses remedios que foram prescritos pelo segundo medico.estamos se rumo de verdade,alguem tem um conselho? fará bem a mim e ´principalmente a meu filho,que esta sofrendo muito com dores. meu e-mail é hgvra@hotmail.com RAQUEL
Rafael Campos Mendes
2011-03-30
02:51
Olá , sou do Brasil e sofro com sintomas parecidos com a doença de crohn .
venho sofrendo muito principalmente na escola, pois são poucos os que entendem a situação , pois tenho urgências para ir ao banheiro logo pela manhã e quando eu era sadio , ia ao banheiro somente a tarde ou no início da noite.
São exatos dois anos de agonia pois sinto dores e emagreci muito , fora as quantidades absurdas de gases que meu intestino produz ,que traz desconforto abdominal e muito constrangimento quando estou em público.
Mas aguardo enquanto isso o resultado da biópsia do intestino ( que é feita através da colonoscopia) para a confirmação do resultado final .
E, só para piorar, tenho intolerância a lactose e derivados do leite.
mas confio em Deus e espero que tudo volte a ser como antes.
Rosangela
2011-04-28
04:43
tambem tenho a doença de cron ja fiz cirurgia e tirei um pedaço do intestino,mas n sabia que poderia ter crises apos a cirurgia cuidei muito minha alimentação mas um descuido e pronto,tive crise é orrivel
Neuseli
2011-05-08
03:09
Olá,

Tomei conhecimento desta doença hoje 07/05/2011 através de informaçoes de uma pessoa conhecida que está com esta doença. Realmente parece terrível, mas como os depoimentos, os sintomas varia de pessoa para pessoa, então é só diagnosticar a doença o mais rápido possível para ter uma qualidade de vida melhor. Saúde a todos e que Deus lhes abençoe e ilumine para que haja uma descoberta definita para a cura.
Elaine Diniz
2011-05-18
21:52
Olá, me chamo Elaine e descobrí que meu marido tem a doença de chron,e sinceramente estamos assustadissimos.Ele sente dores abdominais fortissimas que eu fico apavorada.Gostaria que alguém portador da doença entrasse em contato a gente pra trocarmos idéias,iria nos ajudar muito saber como lhe dá com este problema .A gente chora junto a noite quando as cólicas dele vem.estamos casados a um ano e no momento tá muito difícil ,tanto pra mim que vejo ele sentir dor e não tem nada que eu posssa fazer pra ajuda-lo.Peço que entre em contato me relanto como vcs fazem pra viver sem dor.Estou com medo.segue meu e-mail pra contato:nana_oc@hotmail.com
Maria Sofia de Almeida
2011-06-21
19:42
Para quem está assustado, quero tranquilizá-los, meu pai hoje tem 90 anos, descobriu que estava com cron aos 65 anos, fez 1 cirurgia no estomago, passou a se alimentar decentemente e emagreceu 30 kilos, hoje tem 50 kg e 1,60 altura. Teve uma vida normal, trabalhou e se divertiu. Não tem o que temer. Viva a vida normalmente, quanto mais tiver vontade de viver, mais viverá...e se cuide, claro, uma boa qualidade de vida é fundamental.
Carmen
2011-06-25
20:46
Olá,sou portadora da Doença de Cronh, já deixei meu ralato aqui ano passado,e de lá pra cá , tive uma recaída na qual fui internada para drenagem de abcesso perianal, mas hoje estou bem...recentemente descobri que minha filha tb possui a doença...Estou escrevendo para quem possa se interessar no medicamento ''SULFASSALAZINA 500mg''.Troquei de medicamento e sobraram 4 caixas, totalizando 90 comprimidos...quem se interessar eu posso estar doando esses remedios, é só entrar em contato pelo msn carmen_abc@hotmail.com
Ricardo Frazão
2011-08-31
21:10
Ola a todos. Chamo-me Ricardo, tenho 22 anos. À cerca de 2 anos comecei com diarreia e cólicas, por vezes melhorava como piorava. Leite era veneno para os meus intestinos.
Terminei agora de fazer uma colonoscopia e tenho essa tal dita Doença de Cronh na zona do intestino delgado.
Agora pergunto, começo a tomar medicação onde inclui Pentasa, uns antibióticos entre outros.
Após isto a diarreia passa? Dores passam? Posso comer de tudo? E álcool?

Fiquei assustado porque o médico disse que poderia alastrar como estabilizar.
Mais uma doença a somar a outras que já tenho.

Se alguem quisere responder fica o meu contacto: frazao_ricardo@hotmail.com ou 914647059
Valéria Medeiros
2011-09-13
14:55
Oi, meu nome é Valéria Medeiros, a dois anos fui diagnosticada com Crohn. Eu sinto crises direto, tive que trancar minha faculdade, por causa que não consigo estagiar por causa das dores e vomitos, não consigo engordar perco peso direto, o meu medico mandou eu tomar mesalazina so que não tem jeito, continuo com door, ele mudou toda minha medicação atualmente estou tomando sulfalazina, meticorten. Nessa crise que estou tendo agora ate ferida na minha boca deu, tenho prisão de ventre. Não aguento maaiiis =/
luis
2011-09-21
13:24
ola companheiros.No meu caso foi me diagnosticado colite ulcerativa cujos sintomas e medicaçao sao semelhantes.estou medicado com salazopirina.quando tenho cuidado com a alimentaçao nao tenho grandes problemas.ao contrario aparece tenasmas algo semelhante ao pulmao de galinha mas aos pedaços.para alem da salazopirina que tomo nos intervalos das refeicoes ou 1 hora antes da refeicao tomo em jejum de manha e a noite umas 10 gotas de aloe em agua.tomava argila verde em compr.mas provocava prisao de ventre.agora ha dois dias que ando com forte dor de cabeça.sera da salazopirina?
claudio videira
2011-09-26
03:33
OI A TODOS ME CHAMO CLAUDIO TENHO CROHN VAI FAZER 8 ANOS QUE DESCOBRIR QUANDO TINHA 29 ANOS, NO COMEÇO FOI MUITO DIFICIL, POIS TIVE DORES ABDOMINAIS TERRIVEIS, O PROCESSO DO TRATAMENTO É DEMORADO O DIAGNOSTICO É MUITO DIFICIL, SÓ POR VARIAS BIOPSIAS ATRAVEZ DA COLONOSCOPIA, BOM VAI FAZER 6 ANOS QUE FIZ 2 CIRURGIAS RETAL E 2 NA BARRIGA, FIQUEI 1 ANO COM A BOLSA DE COLOSTOMIA, LEVEI DE BOA, POIS NÃO ADIANTA FICAR SE LAMENTANDO E SIM ENFRENTAR COM FORÇA ESSA DOENÇA OK. OLHA HOJE NÃO TENHO DORES SÓ ALGUMAS COLICAS AS VEZES, GRAÇAS A DEUS AINDA ESTOU BEM. SE ALGUEM QUIZER BATER UNS PAPOS SOBRE E DICAS QUE POSSAMOS TROCAR ENTREM EM CONTATO COMIGO OK? claudiovideira@gmail.com PAZ A TODOS
carla
2011-10-03
02:02
olá sou a carla tenho 39 anos e vivo com a d.chorn desde os 18.sou ileostomizada desde os 21 anos.nunca desisti da vida,fui mãe.mas é uma luta constante.força para todos e juizo com alimentação.
Christian
2011-10-03
21:52
Olá a todos me chamo christian e tenho 22 anos descobri que tenho a doença esse ano, mais já sintia os sintomas há mais de 3 anos infelizmente meu antigo médico tratava da fistula retal e não da doença com a mudança de médico logo de primeira ele me diagnosticou com crohn antes mesmo do exame de colon ser feito.... Mais é isso ai devemos sempre estar alegres e felizes por que Deus dá aquilo que conseguimos suportar existe pessos com outras doença mais severas que a nossa o melhor remédio para crohn é estar em paz de espirito consigo mesmo...procure seu lado espiritual sempre!


fiquem todos na paz


quem quiser trocar uma idéia chrismoreira25@yahoo.com.br
pedro valente
2011-10-09
22:42
Olá sou pedro valente de leiria tenho doença de krohn a cerca 4 anos sempre com crises. fui operado este mes outubro no hospital de leiria
correu tudo bem, vamos ver como vai resultar.
tenho doença de krohn não activa espero eu, pois se me retiraram a parte do intestino lesado.
Amanha mais uma consulta nas gastro do hospita de leiria.
vamos ver
melhoras a todos e força
Renato G Figueiredo
2011-10-10
04:19
Ola tambem convivo com a doença mais o menos a 7anos, porem tenho conhecimento do diagnostico desde 2007.
Como descoberto muito tardia, passei por cirurgia no ano de descoberta.
Hoje vivo bem, já tive 2 ou 3 crises que internei para tratamento clinico, mas vivo atualmente muito bem, e posso dizer que até abuso, como de tudo.
Tomo 150mg de azatiaprina diariamente.

Quem tiver alguma divida e tiver precisando de conversar com alguem, estou a disposição.

r-figueiredo@r7.com

Renato
albeto
2011-10-18
01:26
Ola sou o alberto e tenho essa coisinha a 8 anos onde minha operacao ja ocorreu a cinco anos, mas tudo de bom...
Tomo mesalazina 1600 mg dia

Caso queiram trocar boas dicas para o dia a dia estamos ai alberto.1971@globo.com
Luciana
2011-10-27
17:23
Olá me chamo Luciana, tenho 31 anos e descobri a poucos meses que tenho colite ulcerativa crônica, tenho uma irmã que tem Chrow e foi operada há uns 8 anos, estou fazendo o uso da mesalazina, que por um lado tem me ajudado , mas por outro tenho tido muito dos efeitos colaterais como dores nas costas , febre, dentre outros. Mas não dá para se desesperar, terei que tomar a medicação então,, devo seguir em frente, se ficar pensando nisso não vou tomar mais nada. E as crises vão voltar.. alguém teria outra sugestão?
carlos
2011-10-31
11:58
ola eu sou o carlos tenho a doença de cronh ja fui operado a 13 anos de urgencia e ando bem o melhor remedio e não andar nervoso não setresar e viver sem pensar na doença
carlos gil
2011-11-10
14:18
Ando a tomar cortizona 3,5mg. 2 vezes ao dia e tenho tido muitas dores nas articulaçoes dos joelhos e pés. têm alguma soluçao para reduzir estas dores? obrigado.
Maria Antonia Romano
2011-11-13
16:00
O meu filho tem Crohn e já experimentou todos os medicamentos inclusive oinfliximab e a humira. Ao princípio todos deram resultados mas ao fim de algum tempo deixam de dar.Apenas a cortisona resulta mas não pode usar mais. Saiu agora de um ciclo de cortisona que iniciou com 75 mg. Mal acabou o desmame começou logo nova crise violenta. Que recursos terá agora a medicina para lhe dar? Alguém passou pelo mesmo?
Sílvia Cristina
2011-11-22
00:15
Oi,Maria Antônia Romano

Também tive (ou tenho) a doença de crohn e estou muito bem, graças a Deus!
Gostaria muito (se possível) de ajudá-la.
Valeria muito a pena se consultasse o especialista que muito me ajudou:
Dr. Marco Martins Teixeira
Tel:(19)3236-9918 - Campinas/SP.
Meu e-mail: sylvia-cristina@hotmail.com
Escreva-me pois durante 26 anos adquiri alguma experiência na área. Hoje aos 40 anos estou muito bem, como disse graças a Deus,quem sabe posso lhe ajudar!Um abraço, Sílvia.
Deise da Silva Alves
2011-12-17
15:53
Olá pessoal! Meu nome é Deise tenho 48 anos e há 3 anos
descobri esta maldita em minha vida. Me trato no Hospital Universitário Antonio Pedro em Niterói e gostaria de saber se algum de vcs se aposentou por esta doença. Vivo recorrendo ao Inss e quando melhoro peço alta, mas acho melhor me aposentar, pois estou tendo problemas com reumatismo provenientes da doença.O que vcs tem a me informar? abraçs a todos e um feliz natal..............
Roberto Roman Ross
2011-12-18
19:15
Olá pessoal, meu nome é Roberto tenho 35 anos e descobri há 15 dias que tenho "crohn"; Tive uma crise em agosto deste ano e outra agora em dezembro, onde fiquei 6 dias internado e ainda estou tratando para superá-la; Estou fazendo tratamento inicial para sair da crise com (mesalazina, plagil e meticorten(corticóide), estou quase recuperado; A próxima fase sera o tratamento em si; "Graça a Deus conheci um excelente profissional desta área em Curitiba(DR. OLIVAL DE OLIVEIRA - HOSPITAL SANTA CRUZ, "próximo a Praça do Japão")e estou com as esperanças renovadas; Não vamos desistir,"VAMOS FAZER O TRTAMENTO, CUIDAR DA ALIMENTAÇÃO, DA SAUDE FISICA E MENTAL E VIVERMOS NORMALMENTE - UM ABRAÇO A TODOS E FÉ EM DEUS."
ale
2012-02-07
10:56
Ola minha filha tem 13 anos ea um mês descobri que ela tem essa doença ja esta internada a 27 dias fazendo o tratamento.a façe ruim ja passou esta ate melhor agora porem esta fazendo alguns exames porque ela ja pode estar com ostoporrose ou artrite senti muitas dores nos ossos a visão ewsta embaçada hoje esta fazendo os exames de vista.quando ela interno estava com 25.500kilos hje graças a deus esta com 29.900 sei que ainda falta ganhar muito peso para ter alta mas confio no senhor meu deus que ela vai sarar e logo logo vai para casa.
aqui em escre e uma mãe que sofreu muito com essa noticia e estpu evitando dizer pra ela tudo o que ela tem para nao sofrer.
Leandro Barros
2012-02-09
20:29
Olá a todos, sou Leandro e descobri q tenho a Doença de Crohn desde 2003, logo q foi diagnosticado , tive q fazer uma cirurgia as pressas com o "Dr Fernando Borges Valério" houve uma melhora sigficativa nos anos q se antecederam,com medicações.no decorrer dos anos a mais ou menos meados de novembro de 2009 comecei a ter fortes crises q depois de exames foi diagnosticado uma bactéria H-pylori q foi tratada e na sequência q depois fiz outra endoscopia foi descoberto q eu estava com uma Gastrite Nervosa. resumindo, em novemmbro de 2009 eu estava com 89kge hj estou com 72kg .Estou a procura insensante de quem aplica a medicação (INFLIXIMAB).
tenho Fé em Deus q encontrarei quem aplica e q essa doença em breve terá uma solução definitiva!
Obrigado aos Doutores,meus amigos , familiares e a minha namorada q estão sempre do meu lado!
César Pinho
2012-02-27
01:03
Boas.
O meu filho tem 1 aninho e foi-lhe detectado a doença de Crohn, neste momento tem 6,5kg, e tem sido bastante dificil encontrar a terapeutica correcta para o seu tratamento. Ele está a ser acompanhado por uma equipa fantastica e incansavel do Hospital Maria Pia ( Porto).
Gostaria de saber se alguem conheçe aqui no nosso País ou mesmo no estrangeiro alguma equipa, ou , Hospital, clinica que me possa ajudar.
Tem sido dificil, pois ele sofre muito e uma pessoa fica impotente a olhar para esta situação.

email: cesar_pinho05@hotmail.com
Renata Greinert
2012-03-11
03:22
Olá,
Meu nome é Renata, tenho 33 anos e sou de Londrina - PR. Fui diagnosticada com a Doença de Chron em 2003. Desde então tive vários períodos de crises e outros de remissão.
Em maio de 2011 fui submetida a uma cirurgia na qual retirei 70 cm do intetido delgado devido a uma estenose que se formou.
Durante 9 meses vivi muito bem, recuperei a qualidade de vida, que antes era negativa, recuperei 15 Kg e mais a minha auto estima que estava muito baixa.
Nesse período continuei tomando azatioprina, mas para minha decepção, a 15 dias atrás, ao realizar um novo trânsito intestinal, descobri que já tenho novas partes do intestino estenosadas.
Gostaria de saber de outras pessoas que fizeram a cirurgia, quanto tempo a doença demorou para se manifestar novamente.
Vou entrar com o pedido junto a Secretaria de Saúde de um novo medicamento, o Humira.
Quem toma esse medicamento, pode me dizer se tem sido eficaz?
Por gentileza, vamos compartilhar informações. Meu e-mail é: rgreinert@hotmail.com
Rahmon Pereira
2012-03-12
20:31
Olá Renata li todos os depoimentos, Meu nome é Rahmon tenho Já passei por tudo que todos passaram hj tomo mesalasina e azatiprina e nunca mais tive sintoma algum procure ler sobre esse medicamento é o mais moderno se tratando da doença de chron
maristela
2012-03-15
02:38
meu nome e maristela descobri q tenho chron a mais ou menos 4 meses estou um pouco assustada e dificil ouvir que nao tem cura to fazendo uso de corticide e de mesalasina no começo perdi peso agora to inchada tenho medo dos efeitos colaterais das medicaçoes mas o que nao consigo entender e que na maioria das vezes a doença ataca o intestino delgado e no meu caso e no intestino grosso so que os medicos nao conseguem visualizar todo o intestino porque eles tem medo perfurar o intestino e isso me causa uma grande afliçao porque diagnostico fica meio obscuro se algum gastro ler o meu comentario gostaria que se pudese me dar um esclarecimento melhor meu email e maristela pinto2010@hotmail.com
claudia
2012-03-16
15:41
Meu marido tem a doença de chron há mais de 16 anos e felizmente não necessitou fazer nenhuma intervenção cirúrgica, mas hoje seu quadro está ativo tomando azatioprina associado a corticóide. Mas em período de estabilidade tomou o REMICAD, o que amenizou muito os sintomas... Faz tratamento com a Dra Heda Amarante em Curitiba,Paraná.
Edgard
2012-03-20
05:27
Olá, sou Edgard de Varginha, MG. A doença foi diagnosticada a 4 anos, hoje estou com 24 anos. Levo uma vida razoavelmente normal, trabalho, viajo e tenho um ritmo de vida vamos dizer agitado pelo meu serviço! Já fiz um cirurgia no primeiro ano da doença, no qual retirei uma parte do intestino e hoje estou bem em comparação a anos atras! Tomo um medicamento só para controle, não sei se conhecem, o Humira! Estou a disposição caso queiram conhecer um pouco mais da doença e claro, trocar experiencias. Meu email, edgardcm@gmail.com
Abraços pessoal
Jorge
2012-03-22
02:05
Ola, sou o Jorge e tenho 15 anos, recentemente desscobri que tenho essa doenca, ja li e vi muitas coisas sobre esta doenca, tenho sempre um receio em min se nada de mal pudera acontecer, digo mesmo que tenho medo do que pode vir, tenho feito muitos exames, e muitas analises ao sangue, espero perfundamenteque a doenca nao seja ja muito desenvolvida e que nao persise de cirurgias, tenho sofrido com os sintomas da doenca e tambem emocionalmente em relacao de saber que a tenho e o que pudera acontecer... sei que muitas pessoas com a doenca ja passaram maus momentos, mas que parecem estar bem atualmente, mas eu tenho uma grande preocupacao e como sou jovem isso e muito dificil emocionalmente...
melhora para todos com a doenca
mtfjorge@hotmail.com
Adriana Santos
2012-04-02
12:33
OI, MEU NOME É ADRIANA, FUI DIAGNOSTICADA HÁ 6 ANOS, DEPOIS DE MUITO PROCURAR O QUE EU TINHA, TIVE ABCESSOS PERIANAIS,ALGUMAS VEZES TIVE QUE DRENAR CIRURGICAMENTE. FIQUEI POR 3 ANOS E MEIO SEM SENTIR NADA. ACHEI QUE ESTAVA CURADA, FAZIA CAMINHADA, TINHA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, MAS ADORAVA UM CHURRASCO FINAL DE SEMANA COM MUITA CERVEJA, ALÉM DE SER FUMANTE.DAÍ, A 6 MESES FIZ UMA COLONOSCOPIA POIS, NÃO SENTIA NADA E A MUITO NÃO FAZIA EXAMES, E HOUVE UMA PERFURAÇÃO DURANTE O EXAME -MEU INTESTINO JÁ ESTAVA DEBILITADO E EU NÃO SENTIA NADA ALÉM DE GAZES. FUI OPERADA, A PRINNCÍPIO PRA COLOCAR A BOLSA DE COLESTOMIA, MAS COMO UMA PARTE DO INTESTINO ESTAVA PRESERVADA NÃO COLOCARAM E FIQUEI 1 MÊS EM OBSERVAÇÃO NO HOSPITAL, NO DIA DA ALTA AINDA HAVIA UM ABCESSO INTERNO E TIVE DE COLOCAR A BOLSA (RABINHO DE PORCO) POR 1 SEMANA. FOI DOLOROSO. TENHO ME RECUPERADO BEM, TOMO CORTICOIDE ESTOU 18 KG ACIMA DO MEU PESO O QUE CAUSA FRUSTRAÇAO, E TOMO AZATIOPRINA. AGORA É ESPERAR. O TRISTE É QUE EU ESTAVA MUITO BEM E ESSA DOENÇA SE PROVOU TRAIÇOEIRA. PRA QUEM TEM, NÃO DESCUIDE, MESMO NÃO SENTINDO NADA FAÇA OS EXAMES. SE ALGUEM QUISER CONTATO COMIGO: dricascoimbra@hotmail.com
Anónimo
2012-04-20
17:02
Olá a todos, sou a Maria e tenho crohn à 16 anos.
No inicio não foi fácil,o crohn é uma doença que requer paciência e eu não tinha,tive muitas dores, mas com o tempo tudo melhorou. Até agora tive duas grandes crises mas graças aos médicos que me acompanham foi ficando melhor. Faço medicação diária com pentasa e imuran.
Desejo a todos muita força.
César Pinho
2012-04-30
11:32
Boas.
Tenho um filhote com 1 ano, e foi-lhe diagnosticado uma doença inflamatoria intestinal.
Desde que nasceu ja passou mais tempo no hospital do que em casa. É muito desesperante pois ficamos completamente impotentes nesta situaçao, ele esta a ser seguido por uma boa equipa medica de gastroentrologia do Hospital Maria Pia.
O caso dele é um pouco raro pois ele ainda é muito pequenino e acertar com o tratamento torna-se dificil, e pelo que se sabe em crinças assim tao pequenas nao é muito frequente acontecer isto.
Se alguem souber de outra forma de eu ajudar o meu filhote agradecia que me contactacem.
cesar_pinho05@hotmail.com
rosana
2012-08-19
02:10
olá, sou Rosana e tenho crohn mais de 13 anos...já tomei corticóides. já engordei 10 quilos.já emagreci...por ultimo me internei com dores horríveis e precisei fazer uma pulsão por causa de um abcesso no íleo....foi brabo...mas me recuperei e agora fiquei sabendo que mesmo estando a doença estabilizada vou fazer cirurgia mês que vem para retirada de uma parte do íleo..mas tô tranquila e na expectativa...sorte e saúde á todos..
Thúlio meneses
2012-08-23
01:12
Oi gente sou mais um com essa bendita Doença,mais com fé em deus tudo vai voltando para seus lugares tive uma crise muito forte,dei uma relachada na alimentaçao, e aii pronto tudo querendo voltar mais vamo q vamo ...deus cuide de cada um de vcs .
josé alves de oliveira
2012-09-19
23:35
Como já havia escrito, mas não pode ser retransmitido não sabendo por qual rezão, ratifico dizendo q.com 71 anos, depois de já ter feito duas cirurgias de hemorróidas, hoje, tenho sentido sintomas parecido com os relatados aqui, por isso devo consultar um especialista no próximo 26/09; sei que as coisas ácidas, leite, queijo,frituras etc,parecem afetar o mal, e, que a alimentação vegetariana que experimentei por duas vezes me pareceu saudável.
Francielle Acordi
2012-09-29
00:31
Boa noite! Me chamo Francielle e a quase um mes meu marido foi diagnosticado com doença de crohn. Ainda estamos tentando aprender sobre a doença e como devemos viver a partir de agora moro no interior de Mato grosso e distante 830 Km de um especialista. Não sabemos bem o que vamos fazer mas tenho muito medo pois meu marido trabalha muito e nunca se cuida. Trabalha em uma empresa de extraçao de areia num rio e passa a semana inteira no mato. Come mal, bebe qualquer agua e o patrao dele nem se importa. O que ele quer é ganhar dinheiro e vender muito acha que os funcionarios sao robos! nao sei quem e mais errado se o patrao ou meu marido que nao se valorisa! estou preocupada pois ele trabalha em draga, dirigindo caminhao, dorme dentro do caminhao. Por favor alguam pode me dizer mais sobre o crohn?
lara patricia da silva almeida
2012-10-05
19:35
ola sou a lara,tenho 25 anos e tenho doença de cronh a 2 anos.comecei com diarreias e colicas muito fortes durante 3 meses. ate que um medico me diagnosticou essa doença.comecei com pentasa depois como nao estava dando resultado passei para remicard,esse era mais complicado ter que ir de 2 em 2 semanas para o hospital tar la com a medicaçao na veia 4 a 5 horas mas mesmo assim essa medicaçao desencadeou outra doença a psoriase...em que tive de suspender remicard e começar com humira.para alem da medicaçao tenho que ter atençao a alimentaçao que tb ajuda muito.la uma vez ou outra tenho colicas mas e mesmo assim faz parte da doença,
Ines
2012-10-31
17:19
Ola a todos...Tenho 28 anos e tambem eu tenho Crohn, foi diagnosticado ha 2 anos. Creio que a tenho ha 10 e sempre que tinha uma crise diziam-me que era gastroenterite (tive gastroenterites todos os anos...). Há 2 anos atras deixei-me andar 3 meses com diarreia e so entao fui ao médico, ai sim fiz exames e foi diagnosticada correctamente. Nessa altura tive dores musculares, osseas e apareceu um pioderma grangrenoso na perna e tomei ciclosporina. Tudo passou!
O ano passado tive outra crise e estive em vias de ser operada para retirar tudo devido a uma estenose, mas com a cortisona acabou por aliviar. A médica queria operar e retirar todo o intestino grosso mas este ano ja fiz uma colonoscopia e "desapareceu". É escusado dizer que tenho pavor desta operaçao. Ainda nao sei como isto aconteceu mas o certo é que estou bem, apesar da medica nao acreditar no proprio exame. Prefiro acreditar que foi um milagre...
Agora estou estável, faço Imuran (3 comp) e Salofalk 500mg(2+2+2).
Como tenho a doença ha muito tempo e nao fui medicada ela evoluiu muito e por isso ainda nao esta em remissao.
Ah, quanto à alimentaçao bebi apenas e durante um tempo leite sem lactose mas como nao notei alteraçoes retornei a beber leite normal.
Nao foi facil nem tem sido facil. Valem-me os meus familiares e namorado que tem muita paciencia e me dao muita força.
Há sempre aquela altura em que penso numa gravidez ou em fazer certos planos, ai bate um medo, pois esta doença é muito instavel e so se pode viver 1 dia de casa vez.
Boa sorte a todos e vivam tranquilamente ;)
Sandra Mara de Almeida
2012-11-13
13:27
Olá. Meu nome é Sandra Mara descobri que tenho doença de Crohn este mês de Novembro de 2012. Ainda não marquei consulta de retorno com a Dra. Andréia, mas pretendo voltar para fazer um acompanhamento completo. Sinto dores abdominais, às vezes tenho dificuldade para defecar, e às vezes vou ao banheiro várias vezes ao dia. Tenho uma alimentação isenta de glúten e lactose também sou portadora de Doença Celíaca. Os alimentos sem glúten são difíceis de serem encontrados e custam caro. Desejo a todos melhoras.
Benedito aparecido almeida
2012-11-25
20:03
Benedito aparecido de almeida tenho 50 anos e a 12 anos descobri q tenho a doença no ano de 2001 e ate hoje nao achei comtrolr pra a doença ja estive em varios medico e nao tem geito melhora por 2 ou 3 mes e logo volta de novo muita diarreia com samgue chego ate ser enternado nao sei mais o q fazer chego a tomar 3.800mg de mesalazina por dia ja tomei tamto corticoide q ja me fas ate mau se alguem poder me dar dicas me add no face ou msn dhjur@hotmail.com desde ja agradeço boa sorte a todos
sandra
2012-11-26
00:15
sou brasileira tenho doeça de crohn a 5 meses mas ja esta bem controlada tomo a umira a doença quase m levou a morte sofre muito.mas hoje estou bem.
Carla Caeiro
2012-12-24
17:20
Boa tarde para todos, vivo em Portugal e tenho um filho com 20 anos e á 5 que sofre de crohn, custa muito ver o meu filho muito magro, com anemia, dores nas articulações, falta de apetite e não poder fazer nada.Já fez infliximabe , mas desenvolvei anti-corpos e agora faz Humira, mas estou muito preocupada e sofro muito psicologicamente, tenho medo de perde-lo.
Carla.
Elizane
2012-12-27
15:09
Ola meu nome é Liza descobri que tenho uma retocolite há 2 meses ai entao comnecei a ler sobre o assunto.Estou tomando mesalazina de 8 em 8 horas faz um mes, o medico ja me disse que na tem cura que tenho que tomar medicaao o resto da vida estoy no tratamento de 6 meses e depois parece que diminui o medicamwento, estou assutada pois nunca tive nada , tenho 42 anos e procuro ler na net sobre o assunto , mas oque achei estranho é que nao tenho essses grandes efeitos como diarreia frequente , vomitos , perda de peso.... hÁ 3 ANOS COMECEI A TRATAR DE UMA HEMORROIDA ( QUE JA ERA CROH E NAO FOI DIAGNOSTICADO, CREIO EU ) Ai a tal fisura de henorida apareceu ha alguns mesese atras e nao desmanchava com a podada foi ai que procurei um Protologista , fiz o exame e biopsia e deu retocolite aguda.Tenho um mal estar as veses, mas coma mesalazina ta passando...Gostaria sde mais informacoes , esclarecimentos , sera que ainda vai me dar essas comnplicacoes ate hospitalares ? espero que nao. ,amas quero estar preparada,, e a alimentacao? nao to controlando nada ... so notei que o leite me da vontade de evacuar sempre que tomo.... e vi em alguns depoimento que relamente o leite nao e bom.. mas pra quem tem diarreia frequente ne ....Grande abraco a todos e que bom ter este espaco para troca de ideias, ajuda... etc.... meu e-mail se algume puder me esclarecer porque nao tenho essas manifestacoes e se talvrz ainda vou passar por isso e lizajaeger@hotmail.com Obrigada
Rosária
2013-01-04
19:13
Olá pessoal, eu dei entrada no Hosp. Santa Marcelina com fortes dores abdominais, onde fui submetida a uma cirurgia de emergência, eu tive uma pequena perfuração no intestino, onde os médicos atentaram que eu sou portadora de crohn. Me alimento normalmente, tomo leite de duas a três vezes por dia e não me faz mal nenhum. Não incorfomada com o diagnóstico passei com outros médicos, pois nunca tive nenhum problema intestinal, nem dores, sempre fiz as necessida des normalmente, daí, as opniões ficaram dividas, 2 médicos dizem que tenho, o que me fez a cirurgia e o substituto dele que nunca nem viu como foi feito o corte, outros dois, um do Hosp. das Clinicas e outro tbm do S. Marcelina dizem que não tenho, que o que perfurou meu intestino foi excesso de antiflamatório que tomei para dores na coluna lombar. Faço uso o Humira há um ano e meio, o Dr. Elcio do Hosp. das Clinicas diz que não tenho que tomá-la, pois esta medicação é somente p/ casos de doença avançada, até que eu tenha a certeza não consigo parar de tomár, te nho dúvidas e tbm tenho medo.
Vou fazer um exame de rx de trans. intestinal nas Clinicas p/ o Dr. bater o martelo se tenho ou não, peço a Deus todos os dias p/ que o resultado seja negativo. Sofro pq acho essa doença pior que cancer, sem cura e sofrimento, sem falar que as pessoas não entendem o que é tê-la. Peço a Deus tbm por todos que a tenham, e precisam da cura. após o exame volto a postar o resultado. Meu e-mail é zalycassini@hotmail.com, pretendo me corrêsponder p/ tirar dúvidas e bater papo, Fiquem com Deus
Agostinho
2013-01-23
19:27
Fui a uma consulta do Frei augusto, questionei sobre essa doença de crohn, disse-me ele que essa doença apenas é cronica somente para os medicos e que o tratamento é feito pela boca, ou seja tudo depende do que metemos a boca, ora receitou-me alguns alimentos que devo comer ou evitar, vou partilhar convosco a receita:


1º- à evitar - conservas, enlatados, sumos gaseificadas sem falar sobretudo do alcool com já sabem.
2º- Devem comer- frutas antes das principais refeições ( uvas, cerejas, ameixas etc etc..) ou sejas começem pela sobremesa primeiro "não incluem bolos ou qualquer guloseima " comer muito peixinho, sardinha, bacalhau, fanecas etc etc.. saladas com alho e cebola regado com limão, vinagre NUNCA pois ele é o principal condutore de bacterias para as vossas tripas. sopa, muita sopinha, evitam a couva galega, penca, repolho por causa do enxofre causa muita flatulencia, tentem alho francês, cenoura etc tec.. usam a imaginação.
3º- bebidas, agua com limão as refeições para alem disso terão que beber 1 litro de chã verde por dia, pode acrecsentar mel ao chã ou então açucar amarelo nunca açucar branco.
4º- na sua Ervanaria procura:
ARGILA em comprimidos, tomar 2 nas três principais refeições, a Argila é muito importante pelo seu efeito protector e libertador de toxinas em varios orgãos, indicadas para tratamento de diareias cronicas ou agudas, ulceras, anemias, colites, hemorragias ou feridas.
PAU D´ARCO em comprimido, tomar tambem 2 em cada refeição, O pau d'arco é muito rico em quinonas, compostos benzénicos e flavonóides, a medicina tradicional classifica-o como um bom adstringente, anti-inflamatório, anti-bacteriano, anti-fúngico e laxativo; é usado para tratar úlceras, sífilis, infecções urinárias, psoríase, problemas gastro-intestinais, candidíases,cancro, diabetes ealergias é um Poderoso agente anti-cancerígeno e anti-inflamatório.
ALOE VERA xarope - toma de 1 colher de sopa 20 minutos antes das três principais refeições - O suco da Aloe vera estimula a irrigação do cólon, o processo de afrouxamento e lavagem dos resíduos do sistema digestivo. Estes incluem os resíduos alimentares, toxinas e bactérias. Estudos mostram que tomar suco de Aloe vera regularmente ao longo de várias semanas pode ajudar a quebrar os resíduos e melhorar a irrigação do cólon. Ele também regula a produção de ácidos estomacais, prevenindo problemas digestivos, como úlcera, indigestão ácida, colite e síndrome do intestino irritável.
Marlene A C.
2013-03-18
18:47
Meu nome é Marlene , eu descobri que tenho ess doença em junho de 2012, estou tomando Mesalazina e tbm azatioprina, eu não tenho dores , porem tenho sangramento todos os dias, nem sei mais o que fazer.
carlos alberto de lima
2013-04-23
03:10
Ola meu nome e Carlos descobri que tenho cronhn a 6 messes estive internado algumas vesses graças a Deus descobri um medico muito bom hoje tomo medicamentos azatioprina e tambem faço infusão com inficimabe...
Maria de Jesus Gomes
2013-05-31
02:51
Olá.Meu nome é Maria de Jesus.Meu filho tem 25 anos e tbém tem esta doença, descobrimos em 2010, ele sentiu fortes dores abdominais,o diagnóstico só veio alguns meses depois, hoje ele se trata no HC de SP,ele toma azatriopina e inflicimabe, para ele tem dado certo, graças a Deus. Saúde para todos.
vera R . Nunes
2013-06-15
20:51
Se informem sobre Vitamina D no tratamento de Chron.
Meu filho esta fazendo com excelentes resultados.
O medico dele é o Dr. Cicero Galli Coimbra
Alessandro
2013-08-01
14:22
Bom dia! Me chamo Alessandro e tenho essa Doença desde 2010, quando foi diagnosticado após 4 meses de sintomas referentes a doença. Já passei por momentos muito críticos na minha vida por causa de varios fatores alteraram demais na minha vida...fazendo com que eu me irritasse facilmente e piorasse o grau da doença... Essa Doença é ligada ao Psicologico, portanto sem stress a doença não se manifesta (isso está funcionando comigo) agora que to sabendo lidar com minha vida e controlando o Chron.... Mesmo assim tomo Pentasa (8 comprimidos ao dia) e 2 comprimidos de Deflazacorte (curticóide), 1 comprimido de Pantoprazol para não acabar com o estomago por causa das grandes doses de remédios. Me trato com o Profissional Dr. Renato Bonardi que é inclusive mto conhecido aqui em Curitiba.

Existem "n" fatores e "n" modos de amenizar a doença.... tudo varia de pessoa para pessoa....

Minha dica para quem tem a doença:
- Mantenha seu psicológico controlado
- Controle sua alimentação (sem exageros) e procure variar bastante e matenha sempre frutas no seu cardápio.
- Liquido é mto importante, principalmente água
- Exercício fisico diário ajuda e muito também a mente.
- Fique longe do monótomo sua vida, procure sempre o equilibrio.
- Aumente seu grau de Amizade e conhecimentos
- Procure sempre aquilo que lhe da Prazer

Quem quiser entrar em contato me envie um e-mail para alessandrobelo@yahoo.com

Abraço a todos!
Alessandro
Anelise
2013-09-17
15:11
Olá descobri a doença a 3 anos e fiz 3 cirurgias atualmente tomo pentasa 500 como bem e até estou acima do peso, estou convivendo bem com a doença.
Silvia
2014-04-05
05:35
Oi pessoal, não tenho descendência portuguesa nem tenho parentes judaicos fui diagnosticada com cronh há mais ou menos 1 ano, fiz tratamento com pentasa, mas, não resolveu, tomo azatioprina e até agora estou bem, minha doença foi diagnosticada no início está situada no meu intestino delgado, fico feliz em ler essa matéria!
Cristiane
2014-08-06
05:17
Olá pessoal, me chamo Cristiane, não tenho Crhon, minha tia tem, mas tenho os piores sintomas do Crhon em virtude de colite destrutiva, que é a irma do Crhon, mas não sobe do intestino a boca. Sinto muito por todos vcs, mas minha tia se tratou, sofreu muito como todos, mas a três anos está super saudável.
Eu vou tomar Remicade, pois além da colite, tenho artrite psoriaca, abcessos, fístulas, etc.
Só quero deixar meu recado torço para todos ficarem bem, confiem em Deus e cuidem do estado emocional, pois já foi provado que estas doenças auto-imune, dependem do nosso psicológico sadio. Sou descendente de espanhois, portugues e judeos.
Espero do fundo do meu coração que todos nós possamos ter vitória!!!
telma coelho
2014-08-07
00:51
Ola a todos descubri que tenho chron eom maiõ tive 1mes internada sou obstipada desde semmpre ja tomeí imuran1pesmépes sentiame pessima 150mg agora o pentasa ja n sei s é do medõ vou deixar o meu email ajudem pf pk n me sinto bem .telma-coelho12@hotmail.com
Antónia Carreira
2014-08-21
02:31
Olá a todos! Tenho 53 anos e sou portuguesa. Foi me diagnosticada doença de crohn aos 19 anos de idade. Tive vários problemas associados, diarreia, perda de peso e problemas de visão. Já lá vão 34 anos. Tive muitas fases sem sintomas, passei "bastante" bem e fazia uma vida normal. Atualmente estou numa fase mais complexa da doença. Para além do Pentasa, tomo Imuran e Prednisolona e tenho sentido algumas melhoras. Faço algumas restrições na minha dieta, não bebo leite, café nem álcool, não como chocolate, alguns frutos e saladas. Sinto que vou ultrapassar mais esta crise, é só uma questão de tempo. O pensamento positivo e evitar situações de stress ajuda muito. Como um dos sintomas que tenho é diarreia todos os dias uma das refeições tem arroz e ajuda a sentir me melhor. Como muitos grelhados e não uso condimentos para além de sal. Para além de sentir alguma fraqueza muscular tenho estado a sentir me muito melhor. Faço caminhadas para destressar e fortalecer o músculos inferiores.
É preciso aprender a viver com a doença em cada uma das suas fases e até se vai tendo alguma qualidade de vida.
Desejo as melhoras a todos.
luciana leal
2014-08-31
03:55
Nossa achei ÓTIMO todas as informações obtidas aqui nesse site e como achei maravilhoso o que foi feito por todos.Esse banco de dados importantíssimo para quem passa ou já passou por essa experiência. E claro para os que precisam lidar e conviver com essa doença covarde, que requer atenção,e muita paciência e luta de todos integralmente.Espero receber em meu email sempre todas as informações. luciana.soma@gmail.com

Adicionar comentário:

Comentário
Nome:
Email:
Insira as letras na caixa
Ciência Hoje não publica comentários anónimos. Ciência Hoje só publica comentários identificados com nome e email para eventual posterior contacto. Ciência Hoje recusa publicar comentários insultuosos ou ataques pessoais.

Últimas notícias

Cunha-Vaz distinguido com Prémio Albert C. Muse

Bactéria da flora intestinal de mosquitos
pode bloquear transmissão de malária e dengue

Subvalorizar o Ébola é crime!

Pepinos do mar já podem ser produzidos em aquacultura

A Ciência na educação pré-escolar

A guerra dos espermatozóides

O Viagra protege o coração para além do quarto

Premiado dispositivo portátil
para recuperar lesões desportivas

Aí está o andarilho inteligente motorizado
com «marca» portuguesa

Ajuda de emergência para «overdoses»

Investigadores portugueses abrem novas possibilidades
no desenho de vacinas contra o cancro

Porquê eu? Muitas mulheres que vivem na pobreza
culpam os filhos e a vida amorosa

O papel dos "oásis" oceânicos nas interacções
entre organismos marinhos

Planta substituta de sal desenvolvida
em cultura in vitro por aluna da UTAD

Trabalho de investigadores da UA
cruza-se com o do Nobel da Física 2014

José Vieira da Universidade do Minho
foi eleito presidente da FEANI

Machimosaurus: o crocodilomorfo
de nove metros do Jurássico de Portugal

Investigação do IMM sobre causas e tratamento
da doença de Crohn premiada nos EUA

Jet lag prejudica funções cognitivas a curto prazo

Quando melhores descobertas ganham destaque
nas primeiras páginas dos jornais e nos telejornais

Investigadores do Porto distinguidos com prémio Grünenthal Dor

Fundação Champalimaud e governo do Rajastão
investem em clínica para o cancro

Visão sem precedentes de duzentas galáxias no Universo

Pistas para a neutralização do HIV

Homens e mulheres avaliam arte de forma diferente

Aumento do desemprego (também) pode
colocar em causa o futuro da Segurança Social

Colar os cromossomas no sítio certo

Cientista Português identifica mecanismo que evita
o suicídio celular e um potencial alvo contra o cancro

Maior painel termodinâmico do mundo é português

Jogos interactivos auxiliam vítimas de AVC